O que é perguntado na avaliação social do INSS?
O que é perguntado na avaliação social do INSS?
A avaliação social, realizada pelos Assistentes Sociais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), possibilita um olhar ampliado sobre a deficiência, compreendo-a como um problema social e rompendo com o paradigma de que deficiência é um tema que diz respeito apenas ao saber biomédico.
Como é feita a avaliação social no INSS?
A avaliação precisa ocorrer em um ambiente seguro e controlado, por isso, o requerente terá que comparecer pessoalmente ao local indicado. Ele será conduzido a uma sala onde ocorrerá a videoconferência com um avaliador social. Não será permitida a presença de outras pessoas durante o exame.
Qual a duração do benefício do INSS?
- A depender da incapacidade, o INSS determinará o prazo de duração do pagamento do benefício. Ao final dele, deve ser feito o agendamento de uma nova perícia em até seis meses.
Qual a importância da avaliação social?
- Este trabalho mostra-se relevante para a compreensão da Avaliação Social enquanto um importante instrumento de proteção social, que possibilita um olhar ampliado sobre a deficiência, compreendo-a como um problema social e não de natureza individual.
Será que o responsável pelo interessado deve ir até uma agência do INSS?
- Neste caso o responsável pelo interessado também deve ir até uma agência do INSS, dois dias antes da data da perícia já marcada e apresentar algum documento médico que comprove a restrição de locomoção. Este caso é muito frequente para aqueles segurados que precisarem realizar algum tratamento hospitalar em outro município ou localidade.
Quais são os laudos administrativos do INSS?
- Na coluna de hoje venho chamar a atenção para uma ferramenta importantíssima no âmbito das ações de concessão de benefício assistencial: os laudos administrativos do próprio INSS.