Quais problemas podem ser ocasionados Se ingerirmos flúor em excesso?
Índice
- Quais problemas podem ser ocasionados Se ingerirmos flúor em excesso?
- Porque o excesso de flúor pode causar fluorose?
- Qual o mal que o flúor faz?
- Porque não usar flúor?
- Qual o principal cuidado a ser tomado para evitar os riscos à saúde devido a ingestão de flúor?
- Por que o flúor é benéfico para o organismo?
- Qual o nome do flúor?
- Qual a principal causa da fluorose?
- Qual a via de eliminação do flúor ingerido?

Quais problemas podem ser ocasionados Se ingerirmos flúor em excesso?
O consumo de flúor em excesso, que ocorre com frequência na água potável, pode causar a fluorose, que afeta os dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes.
Porque o excesso de flúor pode causar fluorose?
O que causa fluorose? Explicamos que a fluorose é causada pela ingestão excessiva de flúor. Quando ele está em níveis muito altos no organismo, portanto, em vez de trazer benefícios para a dentição, provoca prejuízos, desencadeando alterações em sua estética e estrutura.
Qual o mal que o flúor faz?
O excesso de flúor no organismo pode causar problemas sérios de saúde. O mesmo relatório da NRC também constatou que o excesso de flúor no organismo pode ser prejudicial à saúde, podendo causar problemas como câncer ósseo, além de danos ao cérebro e à tireóide.
Porque não usar flúor?
Outro mal pode ser a osteoporose, já que a exposição excessiva ao flúor causa redução da resistência e da elasticidade óssea. Também tem impacto nos glóbulos brancos, responsáveis pelo combate a bactérias, que têm diminuição significativa quando expostos ao flúor; além de danos cromossomais.
Qual o principal cuidado a ser tomado para evitar os riscos à saúde devido a ingestão de flúor?
A alimentação e o consumo de água já oferecem todo o flúor necessário para um bom funcionamento do corpo. Para reduzir o flúor da água você pode fazer água solarizada, uma técnica que permite que esse elemento evapore, tornando a água mais alcalina e salubre.
Por que o flúor é benéfico para o organismo?
- As pesquisas na área da saúde descobriram que, quando combinado com determinadas substâncias, o flúor torna-se benéfico para o organismo. Assim, na odontologia, o fluoreto de sódio é encontrado na pasta de dentes e na fórmula do gel utilizado pelos dentistas para fazer a limpeza dentária no consultório.
Qual o nome do flúor?
- O nome flúor vem do latim fluere, que significa "fluxo" - a fluorita foi um mineral muito utilizado desde a Antiguidade como agente fundente, ou seja, promotor da fusão de outros elementos sólidos. O flúor ingerido é rapidamente absorvido pela mucosa do estômago e do intestino delgado.
Qual a principal causa da fluorose?
- Uma das principais causas da fluorose é decorrente do aumento do número de vesículas gerado pelos estímulos provocados pelo excesso de flúor, o que faz com que a quantidade de colágeno sintetizado deixa de ser suficiente para supri-las devidamente.
Qual a via de eliminação do flúor ingerido?
- O flúor ingerido é rapidamente absorvido pela mucosa do estômago e do intestino delgado. Sua via de eliminação são os rins, responsáveis por eliminarem 50% do flúor diariamente ingerido, e o que sobra tem que encontrar refúgio em alguma parte do corpo, que geralmente é junto ao cálcio de algum dos tecidos conjuntivos.