adplus-dvertising

Quais são as principais consequências do estresse?

Índice

Quais são as principais consequências do estresse?

Quais são as principais consequências do estresse?

Próximo a realmente prejudicar o organismo, o estresse pode causar irritabilidade, gastrite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão. Nos casos mais graves, a pessoa pode ter um infarto, um acidente vascular cerebral (AVC) e, até mesmo, desenvolver um câncer.

Quais são os sintomas do estresse crônico?

Já o quadro de estresse crônico costuma apresentar-se por períodos de insônia, cansaço excessivo, desmotivação, irritabilidade, emotividade e alterações físicas como dores pelo corpo, lesões de pele e perda de cabelo— em mulheres, pode provocar uma desregulação do ciclo menstrual ou até sua suspensão.

O que é o estresse crônico?

O estresse se divide em dois tipos, o bom e o mau, e o estresse crônico é a resposta à pressão emocional sofrida durante um período longo de tempo, no qual um indivíduo percebe que tem pouco ou nenhum controle. Envolve uma resposta do sistema endócrino, no qual corticosteroides são liberados.

Quais os efeitos do estresse crônico podem causar em ao organismo?

Desequilíbrios hormonais e a redução do fluxo sanguíneo, podem afetar negativamente a pele, cabelo e dentes. Eczema, acne, urticária, psoríase, perda de cabelo, doença das gengivas e a rosácea podem ser reações comuns ao estresse crônico.

Como o estresse crônico pode desencadear tais problemas e quais são eles?

O estresse crônico provoca desgaste do corpo e pode agravar problemas já existentes. Algumas pessoas acabam lançando mão de hábitos negativos como o aumento do consumo de álcool e o tabagismo, para lidar com as tensões. A tensão de trabalho está associada ao aumento do risco de doença coronariana, por exemplo.

Como diagnosticar estresse crônico?

Confira alguns sinais que podem indicar estresse:

  1. sensação de desgaste constante.
  2. alteração de sono (dormir demais ou pouco)
  3. tensão muscular.
  4. formigamento (na face ou nas mãos, por exemplo)
  5. problemas de pele.
  6. hipertensão.
  7. mudança de apetite.
  8. alterações de humor.

Qual a situação mais complicada do estresse crônico?

  • Há ainda uma situação mais complicada e que exige mais atenção: o estresse crônico. Ele acontece quando uma situação de extremo estresse ou um evento traumático ocorrido há mais de 3 meses não foi assimilado e resolvido da maneira correta.

Por que o estresse crônico é prejudicial ao corpo?

  • De acordo com o psiquiatra Mário Louzã, o estresse crônico é prejudicial ao corpo principalmente porque alguns hormônios, particularmente o cortisol, começam a entrar em ação. "Se o cortisol fica muito elevado durante dias, semanas, começa a gerar problema para o organismo, que não foi feito pra ter esse hormônio em sobrecarga", explica ele.

Como superar o estresse crônico?

  • Superar o estresse crônico depende da busca pela mudança no estilo de vida como um todo. Naturalmente, se há eventos traumáticos mais sérios envolvidos, é importante buscar ajuda médica e psicológica especializada, que se fazem fundamentais quando aliadas às mudanças de hábitos importantes.

Qual a causa do estresse?

  • Além disso, muitas vezes, a causa para o estresse é desconhecida. Quando o estresse interfere na sua vida, tornando difícil passar dias tranquilos por um longo período, ele pode ser mais perigoso tanto para mente quanto para o corpo. Isso acontece porque o estresse também leva a incômodos físicos.

Postagens relacionadas: