O que o estoicismo ensina?
Índice

O que o estoicismo ensina?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
Onde podemos encontrar estoicismo em nosso dia a dia?
Você pode por exemplo pegar um dia normal em sua vida, se vestir de uma forma engraçada e puxar assunto com pessoas aleatórias na rua. Ao treinar esse tipo de exposição, de acordo com o estoicismo, você estará mais preparado para tomar riscos sem pensar nas críticas que poderá sofrer.
O que é a vida para os estoicos?
Para os estoicos, então, viver pela virtude é colocar algumas delas em prática, como a sabedoria, justiça, coragem e autodisciplina ou temperança. É vivendo dessa maneira que se alcança uma boa e digna vida. ... O que importa, ao viver como um estoico, é o seu caráter, suas ações e seus valores.
Qual é a origem do estoicismo?
- Um exemplo de onde há uma influência invisível do Estoicismo é no Cristianismo. O Cristianismo saiu de uma religião perseguida para se tornar a religião oficial do Império Romano em um período quando o Estoicismo era popular e parte do inconsciente coletivo da civilização romana.
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:
Como a escola estoica influenciou o desenvolvimento do cristianismo?
- Além disso, a escola estoica influenciou o desenvolvimento do Cristianismo a partir do conceito de providência. Para ambos, há uma raão universal divina que regula tudo o que existe. A aceitação dessa providência, para os estoicos, fica a cargo da vontade orientada pela razão e a união do indivíduo com a natureza.