Quais as doenças que o exame Papanicolau detecta?

Quais as doenças que o exame Papanicolau detecta?
Exame papanicolau detecta quais doenças?
- Clamídia;
- Sífilis;
- Gonorreia;
- HPV;
- Candidíase;
- Tricomoníase;
- Detectar presença de nódulos ou cistos.
Qual o objetivo do exame Papanicolau?
O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual (BRASIL, 2016).
Qual a periodicidade do exame de Papanicolau?
- Periodicidade. O exame de papanicolau deve ser feito anualmente. Após dois exames consecutivos normais, podemos fazer a cada três anos, conforme define a Organização Mundial de Saúde (OMS), associado ou não aos exames para detecção dos HPVs. Contraindicações.
Quando deve ser realizado o papanicolau?
- O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.
Quando é recomendado o teste de Papanicolau?
- Se, entretanto, a paciente tiver um tipo agressivo de vírus HPV, o teste de Papanicolau pode ser feito com intervalos curtos de até 6 meses. Em alguns países, o primeiro exame de Papanicolau só é recomendado após os 21 anos de idade, mesmo para mulheres que já inciaram a vida sexual na adolescência.
Quais são os resultados anormais encontrados no Papanicolau?
- De todos os resultados anormais encontrados no Papanicolau, o ASCUS é o mais comum. Ele ocorre em cerca de 2 a 3% dos exames. O ASCUS indica uma atipia, ou seja, uma alteração nas características normais das células escamosas, sem, porém, apresentar qualquer sinal claro de que possam haver alterações pré-malignas.