O que o estoicismo nos ensina?

O que o estoicismo nos ensina?
Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica que surgiu na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado somente pela própria pessoa, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos.
O que são coisas e situações mas para os estoicos?
Segundo os Estoicos, podemos separar todas as coisas em 3 categorias: as coisas boas, as más e as indiferentes. As coisas boas são apenas as virtudes. Ou seja, ações, pensamentos e julgamentos sábios, corajosos, moderados e justos. As coisas más são apenas os vícios, o oposto das virtudes.
Qual o significado do termo estoicismo?
- O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “ stoá ”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos. Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza.
Quais são as fases do estoicismo?
- Fases do Estoicismo. O estoicismo está dividido em três períodos, a saber: Estoicismo Antigo ( stoá antiga ): período mais focado na doutrina ética. Os maiores representantes do período foram os filósofos Zênon de Cítion, Cleantes de Assos e Crisipo de Soli. Estoicismo Helenístico Romano ( stoá média ): período mais eclético, ...
Quais os princípios da filosofia estoica?
- O estoicismo também ensina a manter uma mente calma e racional, independente do que aconteça. Ensina que isso ajuda o ser humano a reconhecer e se concentrar naquilo que pode controlar e a não se preocupar e aceitar o que não pode controlar. Os princípios da filosofia estoica, que norteiam os seguidores da doutrina, são:
Quais são os princípios da pessoa estoica?
- A partir desses princípios é possível entender que uma pessoa estoica é aquela que não se deixa levar por crenças, paixões e sentimentos que são capazes de tirar a racionalidade de uma pessoa na hora de agir, como desejos, dor, medo e prazer.