O que é PCR e RCP na enfermagem?
Índice
- O que é PCR e RCP na enfermagem?
- Como deverá ser realizado o atendimento a uma situação de parada cardiorrespiratória por uma equipe treinada adequadamente?
- Qual a importância do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória?
- Qual a importância do diagnóstico e do tratamento da causa-base para a parada cardíaca?
- Como ocorre a parada cardiorrespiratória?
- Qual a importância do enfermeiro frente ao paciente em PCR?

O que é PCR e RCP na enfermagem?
A PCR, ou parada cardiorrespiratória, é a interrupção da circulação e dos movimentos respiratórios. A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) consiste no procedimento que visa tentar reverter a PCR.
Como deverá ser realizado o atendimento a uma situação de parada cardiorrespiratória por uma equipe treinada adequadamente?
O profissional de saúde deve reconhecer a PCR:
- Avalie a responsividade: Chame o paciente pelo nome!
- Avalie a respiração e pulso simultaneamente por 10 segundos.
- Em caso de detecção de ausência de responsividade, respiração (ou gasping) e pulso, solicite a outro profissional, de forma clara e objetiva, que:
Qual a importância do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória?
- Et al. Ação do enfermeiro frente à parada cardiorrespiratória intra-hospitalar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 11, Vol. 06, pp. 199-212 Novembro de 2018. ISSN:2448-0959 2. OBJETIVOS 3. MÉTODO 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 5. DISCUSSÃO 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7. REFERÊNCIAS
Qual a importância do diagnóstico e do tratamento da causa-base para a parada cardíaca?
- Entender a importância do diagnóstico e do tratamento da causa-base é fundamental para o manejo de todos os ritmos da parada cardíaca.
Como ocorre a parada cardiorrespiratória?
- Compreende-se a parada cardiorrespiratória como sendo a interrupção das atividades respiratória e circulatória ativas. A interferência previne o aproveitamento de um adjacente de métodos de emergência para o reestabelecimento da oxigenação e a circulação, ou seja, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) (LUZIA; LUCENA, 2009).
Qual a importância do enfermeiro frente ao paciente em PCR?
- Cabe ressaltar a importância do enfermeiro frente ao paciente em PCR. Ele precisa ter equilíbrio emocional, o conhecimento teórico-prático, bem como a adequada classificação das funções da equipe por parte destes profissionais, uma vez que, a maior parte da equipe nos atendimentos de RCP é composta por profissionais de enfermagem.