Quem tem enfisema pulmonar sente dor?
Índice
- Quem tem enfisema pulmonar sente dor?
- Qual o melhor exame para detectar enfisema pulmonar?
- Como o enfisema pulmonar pode causar doenças cardiovasculares?
- Como prevenir o enfisema pulmonar?
- Por que o enfisema pulmonar é especialmente grave nos idosos?
- Quais são os exames complementares do enfisema pulmonar?

Quem tem enfisema pulmonar sente dor?
O enfisema pulmonar, como é popularmente conhecida a DPOC - doença pulmonar obstrutiva crônica, leva à perda de elasticidade dos pulmões e à destruição dos alvéolos pulmonares, causando uma série de desconfortos que variam de leves a bastante intensos.
Qual o melhor exame para detectar enfisema pulmonar?
Um exame de sangue simples pode detectar enfisema pulmonar precocemente, antes mesmo do aparecimento dos sintomas mais comuns, como falta de ar e tosse.
Como o enfisema pulmonar pode causar doenças cardiovasculares?
- Problemas cardíacos: o enfisema pulmonar é capaz de aumentar a pressão nas artérias que conectam o coração aos pulmões. Isso é perigoso pois o aumento da pressão pode causar a expansão ou o enfraquecimento do coração. Além disso, a dificuldade para respirar pode causar doenças cardiovasculares.
Como prevenir o enfisema pulmonar?
- Saiba mais sobre o enfisema pulmonar e como prevenir. O enfisema, geralmente, surge em pessoas fumantes e pessoas expostas a muita fumaça, como pelo uso do forno à lenha ou trabalho em minas de carvão, por exemplo, pois são muito irritantes e tóxicos ao tecido pulmonar.
Por que o enfisema pulmonar é especialmente grave nos idosos?
- Por que o enfisema pulmonar é especialmente grave nos idosos? Nas pessoas mais velhas, a degeneração das fibras elásticas dos brônquios respiratórios causa impactos mais importantes.
Quais são os exames complementares do enfisema pulmonar?
- Entre os exames complementares, podemos citar os exames de imagem, sangue e espirometria. Esse último exame é realizado para medir o volume e a velocidade do ar ao entrar e sair dos pulmões. Como foi dito, o enfisema pulmonar é uma doença sem cura, entretanto, existe tratamento para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do doente.