Qual é o efeito que o uso do discurso direto provoca no leitor?
Índice
- Qual é o efeito que o uso do discurso direto provoca no leitor?
- O que o uso do discurso direto causa na leitura do texto?
- Como funciona o discurso direto?
- O que é discurso indireto para que é usado?
- Como passar um texto para o discurso direto?
- Que efeito o falante obtém com o uso do discurso direto trecho entre aspas?
- Qual é o discurso direto?
- Qual a diferença entre o discurso indireto e o livre?
- Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?

Qual é o efeito que o uso do discurso direto provoca no leitor?
Discurso Direto: Neste tipo de discurso as personagens ganham voz. ... Isso permite que traços da fala e da personalidade das personagens sejam destacados e expostos no texto. O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens.
O que o uso do discurso direto causa na leitura do texto?
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.
Como funciona o discurso direto?
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
O que é discurso indireto para que é usado?
O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. ... Neste tipo de discurso narrativo o narrador interfere na fala da personagem. Este conta aos leitores o que a personagem disse, no entanto o faz na 3ª pessoa.
Como passar um texto para o discurso direto?
O discurso direto:
- é introduzido por um verbo de elocução, seguido de dois-pontos e mudança de linha para um novo parágrafo;
- é iniciado por um travessão, que indica a mudança da voz do narrador para a voz da personagem;
- é feito na 1. ª pessoa do discurso (eu ou nós).
Que efeito o falante obtém com o uso do discurso direto trecho entre aspas?
c) Que efeito o falante obtém com o uso do discurso direto (trechos entre aspas)? O relato ganha naturalidade e vivacidade, pois vai construindo a cena diante do leitor.
Qual é o discurso direto?
- O Discurso Direto é aquele em que se transcreve, literalmente, a fala de uma personagem. É a forma de fazer com que ela participe diretamente da história, ganhando vida e presença. Nesse caso, não há necessidade de um narrador.
Qual a diferença entre o discurso indireto e o livre?
- No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), não havendo marcas que mostrem a mudança do discurso. Assim, podem ser confundidas as falas dos personagens e do narrador. Exemplos: João Fanhoso fechou os olhos, mal-humorado. A sola dos pés doía, doía.
Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?
- Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.