O que o Dadaísmo rejeitava?

O que o Dadaísmo rejeitava?
A perplexidade causada pela catástrofe da Primeira Guerra Mundial fez surgir um movimento de vanguarda denominado Dadaísmo, que rejeitava os valores tradicionais e rompia com a estética clássica. ... recria a realidade para combater os padrões estéticos da época.
Porque o dadaísmo é conhecido como antiarte?
O dadaísmo foi um movimento que usava elementos pouco habituais para fazer sua arte. O movimento tinha cunho revolucionário, por isso, é tido como anti-arte. Esse movimento artístico surge na Europa e possuía como principais aspectos a quebra de formas e modelos tradicionais de se fazer arte.
Qual o significado do dadaísmo?
- Do francês, o termo “dadá” significa "cavalo de madeira". Nesse sentido, o dadaísmo é considerado um movimento antiartístico, uma vez que questiona a arte e busca o caótico e a imperfeição. "Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípios contra manifestos (...).
Quais são as características do movimento dadaísta?
- Podemos destacar algumas características do movimento dadaísta, a saber: Rompimento com os modelos tradicionais e clássicos; Espírito vanguardista e de protesto; Espontaneidade, improvisação e irreverência artística; Anarquismo e niilismo; Busca do caos e desordem; Teor ilógico e irracional;
Quem é o maior representante do dadaísmo no Brasil?
- O principal representante deste estilo no Brasil foi o escritor Manuel Bandeira, consagrado o maior poeta lírico do modernismo nacional. Mário de Andrade também é outra importante referência do dadaísmo no Brasil, sendo que suas obras continham uma grande carga crítica e eram construídas a partir do princípio do “nonsense”.
Por que o dadaísmo influenciou a arte?
- A obra de arte não deve ser a beleza em si mesma, porque a beleza está morta." (Tristan Tzara) O dadaísmo, assim como outras vanguardas artísticas europeias, influenciou o movimento modernista que surgia no Brasil, sobretudo após a Semana de Arte Moderna.