Qual fator contribuiu para a queda do Muro de Berlim?

Qual fator contribuiu para a queda do Muro de Berlim?
A queda do Muro de Berlim está relacionada com a crise econômica e política que atingiu a Alemanha Oriental, na década de 1980. A abertura das fronteiras da Alemanha Oriental foi anunciada pelo porta-voz do país, em novembro de 1989.
Como o muro de Berlim foi símbolo da Guerra Fria?
- Assim como o Muro de Berlim foi ícone do início da Guerra Fria, ele também foi símbolo do seu fim. No fim da década de 1980, a URSS passou a sofrer um degradante colapso. Dessa forma, várias reinvindicações começaram a surgir vindas das duas partes da Alemanha, exigindo a queda do Muro de Berlim.
Quando foi construído o muro de Berlim?
- O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 e derrubado 28 anos depois, em 9 de novembro de 1989. O muro dividiu a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental. Desta maneira, entre 19, a cidade ficou dividida em duas zonas distintas: Berlim ...
Qual a origem do Muro de Berlim Oriental?
- Com 1,4 km de extensão, o Muro ocupou quase toda sua área e os edifícios contíguos tiveram suas janelas emparedadas. Ali, se produziu a primeira vítima mortal que tentou escapar de Berlim Oriental, em 22 de agosto de 1961, quando uma moradora saltou do terceiro andar e veio a falecer com a queda.
Como foi construída a barreira de Berlim?
- O Muro de Berlim foi uma barreira construída em concreto, com aproximadamente 3 metros de altura, criada para isolar a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental. Além de dividir a cidade de Berlim, demarcava a República Democrática Alemã (RDA) e a República Federal Alemã (RFA), separando o país em duas partes durante 28 anos.