Como saber se o balancete está certo?
Índice
- Como saber se o balancete está certo?
- O que é balancete de verificação é obrigatório?
- Para que o balancete serve?
- Como fazer análise de um balancete?
- Como definir o seu balancete de verificação?
- Qual o saldo final do balancete de verificação?
- Como é possível analisar o balancete?
- Qual a periodicidade do balancete de verificação?

Como saber se o balancete está certo?
Importante: a soma dos saldos devedores deve ser igual à soma dos saldos credores. Se houver desigualdade, é sinal de que há erros na Contabilidade da empresa. Há várias maneiras de se apresentar um Balancete de Verificação. Em todos eles deve existir o cabeçalho onde se indica o nome da empresa e a data do balancete.
O que é balancete de verificação é obrigatório?
I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão.
Para que o balancete serve?
Dentre os inúmeros documentos que são elaborados pela contabilidade de uma empresa está o balancete que é um relatório cujo objetivo é demonstrar a situação atual de sua empresa, gerando no administrador a boa prática de acompanhar periodicamente o andamento do seu negócio, fazendo contribuir para o crescimento do seu ...
Como fazer análise de um balancete?
Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).
Como definir o seu balancete de verificação?
- Ao definir esse período vale levar em consideração a disponibilidade de tempo que a área de contabilidade, ou o contador somente, da sua empresa possui para realizar tal ferramenta. De nada adiantará construir o seu balancete de verificação se ele será feito com equívocos e às pressas simplesmente para que exista entre os seus relatórios.
Qual o saldo final do balancete de verificação?
- Logo após o ativo, está descrito o saldo anterior, referente ao saldo disponível ao final do último balancete realizado. A parte de débitos e créditos retratam todas as movimentações que ocorreram durante o período do balancete de verificação. E, o saldo final se refere ao saldo que restou depois que as devidas movimentações foram realizadas.
Como é possível analisar o balancete?
- Através do balancete é possível analisar se houve gastos excessivos, desnecessários ou ainda se ocorreu alguma falha de gestão financeira. Esta é uma ferramenta muito importante e deve ser usada por qualquer empresa que tem o desejo de possuir uma vida financeira saudável.
Qual a periodicidade do balancete de verificação?
- É necessário fazê-lo com diligência, aproveitando-se das análises financeiras que um balancete de verificação pode te proporcionar. Além disso, a periodicidade do balancete pode servir apenas para controle interno ou, ainda, para controle fiscal. Nesse momento, é hora de levar esses fatores em consideração para tomar a melhor decisão.