Como o banco pode cobrar uma dívida?
Índice
- Como o banco pode cobrar uma dívida?
- Quanto tempo prescreve um processo de cobrança?
- Como você está sendo cobrado por uma dívida de 5 anos?
- Será que a sua dívida é vendida a uma empresa de cobrança?
- Qual a diferença entre a empresa de cobrança e a dívida real?
- Como você pode ficar sem pagar uma dívida na Praça?

Como o banco pode cobrar uma dívida?
Para cobrar dívidas o banco pode realizar a inscrição de seu nome no Serasa; cobrar mediante ligações e mensagens, desde que não excessivamente e que respeite a sua privacidade, interrompendo a cobrança no momento em que você informar que não tem como pagar.
Quanto tempo prescreve um processo de cobrança?
cinco anos As dívidas têm um prazo de cinco anos a partir do vencimento para serem cobradas na Justiça. Após esse tempo a dívida é prescrita e os fornecedores não podem cobrar o consumidor novamente.
Como você está sendo cobrado por uma dívida de 5 anos?
- Então entendamos, se você está sendo cobrado, apenas cobrado, por uma dívida com mais de 5 anos, nada tem a fazer, desde que as cobranças não o exponham a condições vexatórias ou humilhantes.
Será que a sua dívida é vendida a uma empresa de cobrança?
- Independentemente do que acontecer, se a sua dívida for vendida a uma empresa de cobrança, ela deixa de estar aberta perante o seu banco. Uma vez que a empresa de cobrança não é uma instituição financeira, então o seu nome tem de ficar limpo na lista negra do Banco de Portugal, sem registo de créditos em dívida.
Qual a diferença entre a empresa de cobrança e a dívida real?
- Por um lado, o banco reavê uma parte de uma dívida que já estava teoricamente perdida por ser impossível de cobrar. Por outro, a empresa de cobrança ganha a diferença entre a dívida real (que lhe vai cobrar) e o valor pelo qual comprou essa dívida ao banco.
Como você pode ficar sem pagar uma dívida na Praça?
- Saiba que qualquer pessoa pode passar por isso e até ficar com o “nome sujo” na praça. O importante é você procurar negociar, fazer um bom planejamento financeiro e evitar chegar a uma cobrança judicial. Claro que ninguém fica sem pagar uma dívida porque quer, mas sim porque não encontrou uma forma de quitá-la.