O que ensinar exige?
Índice
- O que ensinar exige?
- Por que ensinar exige liberdade e autoridade?
- O que Freire quer dizer quando afirma que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível?
- Como os educandos precisam de estímulos para chegar ao conhecimento?
- Qual a diferença entre ensinar e ensinar?
- Qual a relevância de um gesto do educador?
O que ensinar exige?
Ensinar exige respeito às necessidades, às curiosidades, aos desejos e às questões vivas que os alunos devem ter a liberdade de trazer à escola, para que possam, no contexto da disciplina, pensar sobre elas. ...
Por que ensinar exige liberdade e autoridade?
O filho precisa ter liberdade para decidir, mesmo não acertando em alguns momentos, porque é decidindo que se aprende a decidir senão ele nunca aprenderá a ser ele mesmo por ter sempre os pais a decidir por ele. ...
O que Freire quer dizer quando afirma que ensinar exige a convicção de que a mudança é possível?
É neste cenário que Paulo Freire afirma: ensinar exige a convicção de que a mudança é possível. Note, trata-se de uma exigência. Exigência de convicção. ... Porque quando o educador acredita que é possível mudar, ele entra em sala e contagia as futuras gerações; o professor motiva os alunos a serem os agentes da mudança.
Como os educandos precisam de estímulos para chegar ao conhecimento?
- Educadores e educandos necessitam de estímulos que despertem a curiosidade e em decorrência disso a busca para chegar ao conhecimento.
Qual a diferença entre ensinar e ensinar?
- Não se reduzem à condição de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa, e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar.
Qual a relevância de um gesto do educador?
- Freire ressalta o quanto um determinado gesto do educador pode repercurtir na vida de um aluno (afetividade e postura) e da necessidade de reflexão sobre o assunto, pois segundo ele ensinar exige respeito aos saberes do educando. A construção de um conhecimento em parceria com o educando depende da relevância que o educador dá ao contexto social.