Que problemas o acúmulo de lixo pode causar ao ar e as pessoas?
Índice
Que problemas o acúmulo de lixo pode causar ao ar e as pessoas?
RIO — O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população. Esse é o alerta feito por especialistas. Eles afirmam ainda que, com a chegada das chuvas, os resíduos podem também permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue.
Quais doenças o acúmulo de lixo pode causar?
Entre as doenças relacionadas ao lixo doméstico, destacamos: cisticercose, cólera, disenteria, febre tifoide, filariose, giardíase, leishmaniose, leptospirose, peste bubônica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose e mais outras nove.
O que o lixo pode trazer?
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
O que causa o descarte inadequado de lixo?
Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações. Proliferação de pragas e de vetores de endemias podem ocorrer quando não há um acúmulo de resíduo correto em terrenos ou quando armazenados de maneira inapropriada.
O que causa lixo nas ruas?
As causas para tantos problemas com o lixo são muitas: comportamentos errados, falta de estrutura ou pouca conscientização são alguns dos fatores.
Como se prevenir de doenças causadas pelo lixo?
Assim, o primeiro passo é separar o lixo úmido do lixo seco, conteinerizando-os apropriadamente. Dessa forma, estaremos evitando a exposição do ambiente às doenças causadas por esses resíduos. Em seguida, é importante mantê-los organizados, evitando que diferentes materiais acabem em locais onde não deveriam.
Como resolver o descarte inadequado de lixo?
Confira abaixo algumas das soluções possíveis para minimizar o problema do lixo nas grandes cidades:
- Aterros tecnológicos. A proposta é que o próprio lixo combata a si mesmo por meio de processos que aceleram a decomposição de lixos orgânicos. ...
- Biodigestão. ...
- Crédito de carbono. ...
- Incineração. ...
- O lixo que vira asfalto.