Quais são os três pilares que compõem o IDH?

Quais são os três pilares que compõem o IDH?
Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:
- Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
- O acesso ao conhecimento (educação) é medido por:
Como leva em consideração o IDH?
- Assim, o IDH leva em consideração aspectos que estão relacionados à qualidade de vida, sendo três principais: Educação: refere-se ao nível de conhecimento da população.
Quando foi criado o IDH?
- Seu primeiro uso se deu em 1990, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criado pelo paquistanês Mahbub Ul Haq e pelo indiano Amartya Sem. O IDH permite, entre outras análises, realizar um comparativo direto entre praticamente todos os países do mundo, já que leva em consideração fatores comuns aos mesmos.
Qual a diferença entre o IDH e o IDHAD?
- Com a introdução do IDHAD, o IDH tradicional pode ser visto como um índice de desenvolvimento humano “potencial” e o IDHAD como um índice do desenvolvimento humano “real”. A “perda” no desenvolvimento humano potencial devido à desigualdade é dada pela diferença entre o IDH e o IDHAD e pode ser expressa por um percentual.
Como é calculado o IDH?
- No mundo, não há nenhum país com IDH zero ou um. Como é calculado o IDH? O IDH leva em consideração três indicadores principais para sua composição: educação, saúde e renda.