O que acontece se o HDL estiver baixo?
Índice
- O que acontece se o HDL estiver baixo?
- Quando o colesterol total é considerado baixo?
- Quais os sintomas quando o colesterol bom está baixo?
- Qual a diferença entre o LDL e o HDL?
- Como o HDL age?
- Qual é o colesterol bom e ruim?
- Quais são os riscos do HDL baixo?
- Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
- Qual o papel do HDL no fígado?
- Por que ter colesterol HDL abaixo do ideal aumenta o risco de doenças cardiovasculares?

O que acontece se o HDL estiver baixo?
Quando os valores do HDL estão menores que 40 mg/dL, é preciso ficar alerta à possibilidade do aparecimento de doenças perigosas, principalmente as cardiovasculares. Isso porque o acúmulo de gordura nos vasos interrompe a passagem do sangue, o que pode desencadear complicações como: Acidente vascular cerebral (AVC);
Quando o colesterol total é considerado baixo?
Segundo ele, existe certo consenso de que valores do LDL-Colesterol (¨colesterol ruim”) menores que 40 mg/dl no sangue são considerados baixos, entretanto, estudos recentes não demonstraram efeitos colaterais graves mesmo quando esse valor foi reduzido até 25 mg/dl. Dr.
Quais os sintomas quando o colesterol bom está baixo?
O colesterol HDL baixo normalmente não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto é possível desconfiar que o HDL está baixo e o LDL alto quando existe excesso de gordura abdominal, a pessoa tem uma alimentação rica em gordura e alimentos industrializado e não pratica atividade física de forma regular.
Qual a diferença entre o LDL e o HDL?
HDL, o “colesterol bom” Já o termo HDL vem de high density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade, em português. E essa molécula tem uma ação contrária à do LDL. Como um faxineiro, o HDL remove o colesterol das artérias e os leva de volta para o fígado, impedindo seu acúmulo.
Como o HDL age?
O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso. Em virtude dessa propriedade, muitas pessoas chamam essa lipoproteína de “colesterol bom”, uma vez que atua retirando o excesso de colesterol do organismo.
Qual é o colesterol bom e ruim?
O colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade, conhecido popularmente como colesterol “ruim”.
Quais são os riscos do HDL baixo?
- Doenças arteriais. Obviamente, os riscos do HDL baixo são bem maiores em pessoas que possuem LDL e VLDL altos. No caso de indivíduos que já possuem problemas como diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, equilibrar esse fator é ainda mais necessário.
Qual a diferença entre o HDL e o LDL?
- Biologia. HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças. As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas. Sua função é transportar, principalmente, o colesterol e os triglicérides pelo plasma sanguíneo.
Qual o papel do HDL no fígado?
- O HDL apresenta várias funções, sendo o papel mais importante o transporte reverso do colesterol, removendo o excesso em tecidos periféricos e redirecionando o colesterol para o fígado. Além disso, há estudos que relacionam essa lipoproteína com ações anticoagulantes, antioxidantes, anti-inflamatórias e antiagregantes plaquetários.
Por que ter colesterol HDL abaixo do ideal aumenta o risco de doenças cardiovasculares?
- Ter o colesterol HDL (colesterol bom) abaixo do ideal aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e derrame.Isso porque o bom colesterol (HDL) recolhe o colesterol ruim (LDL) depositado nos vasos sanguíneos, prevenindo a formação de placas de gordura na parede das artérias que podem provocar um entupimento das mesmas (aterosclerose).