adplus-dvertising

O que o fluconazol faz no organismo?

Índice

O que o fluconazol faz no organismo?

O que o fluconazol faz no organismo?

Este medicamento impede o crescimento de fungos por inibir que esses microrganismos sintetizem compostos (esteroides) necessários à sua sobrevivência. É bem absorvido por via oral (engolido), a absorção não é afetada pela ingestão juntamente à alimentos e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 1,5 horas.

Posso usar fluconazol em cápsulas?

  • O fluconazol está apenas disponível para uso oral, em cápsulas, ou em injeção. Existem, porém, pomadas ou cremes antifúngicos indicados para uso tópico, que podem ser usados como um complemento ao tratamento com o fluconazol em cápsulas, mediante recomendação do médico.

Qual a toxicidade mais grave do fluconazol?

  • Toxicidade mais grave é incomum, mas o uso de fluconazol foi associado a necrose hepática, síndrome de Stevens-Johnson, anafilaxia e, quando tomado por longos períodos de tempo, alopecia, e anomalias congênitas quando usado além do 1º trimestre de gestação.

Posso usar fluconazol durante a amamentação?

  • O uso durante a amamentação também deve ser evitado, pois ele é absorvido pelo organismo e excretado pelo leite. O fluconazol não deve ser utilizado de modo associado com terfenadina ou cisaprida, pois aumenta o risco de arritmia cardíaca, podendo causar até mesmo parada do coração.

Como diminuir os níveis séricos de fluconazol?

  • Entretanto, fluconazol algumas vezes eleva os níveis séricos de bloqueadores do canal de cálcio, ciclosporina, rifabutina, fenitoína, tacrolimo, anticoagulantes orais do tipo varfarina, sulfonilureias (p. ex., tolbutamida) ou zidovudina. A rifampicina pode diminuir os níveis séricos de fluconazol.

Postagens relacionadas: