Qual a função de um dispositivo de proteção contra surtos DPS ):?
Índice
- Qual a função de um dispositivo de proteção contra surtos DPS ):?
- O que é um DPS?
- O que é um DPS e qual o seu princípio de funcionamento?
- Qual a tensão do DPS?
- Quando o DPS é acionado?
- Qual a diferença entre DPS e dr?
- Como funciona o DPS?
- Como se desliga o DPS?
- Qual a norma que regulamenta o DPS?
- Como o DPS pode ter essa falha?

Qual a função de um dispositivo de proteção contra surtos DPS ):?
O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) da Steck corpo único (Monobloco) tem a função de proteger os aparelhos eletroeletrônicos conectados à rede elétrica contra surtos, que são aumentos bruscos de tensão elétrica (sobretensões), que podem ser causados por raios ou manobras de concessionárias elétricas.
O que é um DPS?
O DPS (dispositivo de proteção de surtos) é um equipamento de proteção elétrica essencial nas instalações elétricas. Ele é ligado entre as fases e o aterramento de proteção e tem a função de proteger a instalação na ocorrência de surtos causados por descargas atmosféricas.
O que é um DPS e qual o seu princípio de funcionamento?
O equipamento responsável por proteger o sistema de sobretensões transitórias na rede elétrica é o dispositivo de proteção contra surtos (DPS). Este equipamento é capaz de detectar estes surtos e desviar a corrente elétrica para o aterramento, evitando assim danos as cargas ligadas ao circuito.
Qual a tensão do DPS?
A tensão nominal do DPS deve ser compatível com a tensão da rede elétrica local. Considerar sempre a tensão entre Fase e Neutro. Um DPS de 127V~ ligado em 220V~ irá queimar.
Quando o DPS é acionado?
Quando o DPS é acionado ele fecha um curto entre fase e terra, porém este período de tempo é extremamente curto, como citado anteriormente. ... Assim como todo dispositivo o DPS também chega ao fim sua vida útil, quando seu circuito interno já não consegue realizar o fechamento entre fase e terra com extrema velocidade.
Qual a diferença entre DPS e dr?
O DR – Interruptor Diferencial Residual – protege contra choques provocados pelo vazamento de corrente na instalação. Já o DPS- Dispositivo de Proteção Contra Surtos Atmosféricos – se desliga quando é percorrido pela descarga elétrica de um raio.
Como funciona o DPS?
- Já o DPS, é um dispositivo parecido e instalado exatamente como um disjuntor comum na caixa de distribuição geral (QDG), ou entre o equipamento e a tomada de energia (DPS individual), dependendo do modelo disponível, cuja função é proteger diretamente a rede elétrica interna ou o equipamento contra uma sobre carga (pulso de alta tensão) ...
Como se desliga o DPS?
- Então a tecnologia nos traz o DPS – dispositivo de proteção contra surtos, uma espécie de disjuntor que se desliga (desarma) quando é percorrido pela descarga elétrica produzida por um raio.
Qual a norma que regulamenta o DPS?
- No Brasil, as normas que regulamentam como um dispositivo de proteção contra surtos deve funcionar são ABNT NBR 5410:20:2015. No item 6.3.5, a NBR 5410 prescreve tanto o uso quanto a localização do DPS.
Como o DPS pode ter essa falha?
- Alguns modelos dos Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS), possuem sistemas internos de desconexão que retiram o DPS do circuito elétrico no caso de uma falha do dispositivo. O DPS pode ter essa falha de quatro formas: