Como é feita a vacina BCG?
Índice
- Como é feita a vacina BCG?
- Onde a vacina BCG é produzida?
- Para que serve a vacina da BCG?
- Qual o nome científico do Patogeno que a vacina BCG previne?
- Quando a vacina BCG foi implantada no Brasil?
- Quem produz a vacina BCG no Brasil?
- Quando a vacina BCG foi introduzida no Brasil?
- Em qual situação a vacina BCG está contra indicada?
- Quanto tempo dura a vacina da tuberculose?
- Por que a BCG é contra-indicada?
- Qual a prevalência da BCG?
- Qual a eficácia da BCG em adultos?
- Qual a eficácia da vacina BCG?
Como é feita a vacina BCG?
A vacina contra a tuberculose (BCG - Bacilo de Calmette-Guérin) é elaborada a partir de uma bactéria atenuada de origem bovina (Mycobacterium bovis), que é semelhante ao microorganismo causador da doença (Mycobacterium tuberculosis).
Onde a vacina BCG é produzida?
A vacina BCG é produzida de uma bactéria encontrada em bovinos que se chama Mycobacterium bovis, muito semelhante à Mycobacterium tuberculosis, responsável pela tuberculose em seres humanos.
Para que serve a vacina da BCG?
A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome. Ela protege contra as formas graves da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar (disseminada pelo corpo através da corrente sanguínea)¹,².
Qual o nome científico do Patogeno que a vacina BCG previne?
A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG.
Quando a vacina BCG foi implantada no Brasil?
No Brasil, a vacina começou a ser usada em 1927, e a cepa utilizada é chamada de BCG Moreau. A eficácia da BCG é grande, principalmente na forma disseminada da tuberculose, em que a vacina garante cerca de 78% de proteção.
Quem produz a vacina BCG no Brasil?
Instituição produtora da vacina contra a tuberculose no país, a FAP fabrica, anualmente, cerca de 15 milhões de doses da BCG intradérmica em sua atual unidade fabril, o Instituto Viscondessa de Moraes, no bairro de São Cristóvão (zona norte do Rio de Janeiro).
Quando a vacina BCG foi introduzida no Brasil?
No Brasil, a primeira imunização com a vacina aconteceu, via oral, em 1927. O primeiro passo para isso ocorreu, em 1925, quando o cientista, médico e professor Arlindo Raymundo de Assis (1896-1966) recebeu uma cultura de BCG enviada pelo seu amigo uruguaio Júlio Elvio Moreau.
Em qual situação a vacina BCG está contra indicada?
As contra-indicações ao uso da vacina BCG podem ser relativas ou temporárias (peso < 2 kg; reações dermatológicas no local da aplicação; doenças graves; uso de drogas imunossupressoras) ou absolutas (imunodeficiências adquiridas ou congênitas)85.
Quanto tempo dura a vacina da tuberculose?
Qual a duração da proteção Sabe-se que vai diminuindo ao longo dos anos, pela incapacidade de gerar uma quantidade de células de memória suficientemente robusta e duradoura. Assim, sabe-se que a proteção é superior nos primeiros 3 anos de vida, mas não existem evidências de que a proteção seja superior a 15 anos.
Por que a BCG é contra-indicada?
- A BCG está contra-indicada em indivíduos que tenham apresentado reação alérgica grave a dose prévia da vacina ou a seus componentes. É absolutamente contra-indicada em pessoas imunodeficientes, mesmo quando assintomáticas. É prudente adiar a vacinação em indivíduos com doença aguda grave ou crônica descompensada.
Qual a prevalência da BCG?
- O uso da BCG, que é bastante controverso, basicamente restringe-se aos países de maior prevalência da doença. No Brasil a BCG está no Calendário Básico de Vacinação e sua aplicação é feita por via intradérmica no primeiro mês de vida.
Qual a eficácia da BCG em adultos?
- No Brasil a BCG está no Calendário Básico de Vacinação e sua aplicação é feita por via intradérmica no primeiro mês de vida. A indicação de doses subseqüentes de BCG na profilaxia da tuberculose é ainda mais desprovida de comprovação científica quanto à eficácia. O CVA não recomenda a aplicação desta vacina em adultos.
Qual a eficácia da vacina BCG?
- A indicação de doses subseqüentes de BCG na profilaxia da tuberculose é ainda mais desprovida de comprovação científica quanto à eficácia. O CVA não recomenda a aplicação desta vacina em adultos. Após aplicação intradérmica da vacina é esperado o aparecimento de uma pápula ("pequeno caroço") avermelhada no local da aplicação em 2 a 6 semanas.