adplus-dvertising

O que é a agricultura de precisão?

Índice

O que é a agricultura de precisão?

O que é a agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é um conceito de sistema de produção agrícola que envolve o desenvolvimento e a adoção de técnicas de gestão, baseado no conhecimento com o objetivo principal de otimizar a rentabilidade.

Como ocorre a agricultura de precisão?

A agricultura de precisão consiste, basicamente, de três etapas: coleta de dados, planejamento do gerenciamento e aplicação localizada de insumos.

Quais os objetivos da agricultura de precisão?

A agricultura de precisão, é uma tecnologia cujo objetivo, consiste em aumentar a produção com maior eficiência e sustentabilidade dos recursos econômicos e ambientais.

O que é agricultura de precisão Exemplos?

São exemplos destas novas técnicas a disseminação da medição da compactação do solo, análise de lavouras com uso de equipamentos medidores de (em inglês) NDVI, mapas de clorofila feitos com clorofilômetros, mapas de infestação de pragas e outros.

Quais são as técnicas mais utilizadas no emprego da agricultura de precisão?

Entrar

  • Agricultura de precisão.
  • GPS.
  • Mapeamento.
  • Satélite & Radar.
  • Sensoriamento Remoto.
  • Softwares.
  • Tecnologia.
  • Transporte & Logística.

O que é a tecnologia da agricultura de precisão e suas aplicações?

A agricultura de precisão faz parte de um sistema de gerenciamento agrícola que conta com a variabilidade espacial e temporal da unidade produtiva. Essa ferramenta permite uma exploração mais controlada e precisa de insumos agrícolas (adubos e defensivos), aumentando a lucratividade e reduzindo os impactos ambientais.

Como se caracteriza a agricultura de precisão e de Plantation?

Trata-se de uma prática agrícola que se baseia na aplicação de uma série de recursos tecnológicos para transformar as lavouras em espaços mais precisos e controláveis. Neste post, vamos destacar algumas das vantagens da AP para os resultados no campo e alguns dos recursos que já estão disponíveis hoje para as fazendas.

O que estuda a agricultura de precisão?

A Agricultura de Precisão é uma estratégia de gestão dos processos de produção agrícola e sua essência está em determinar e respeitar a variabilidade espacial e temporal do solo, água e planta, além de atentar para a sustentabilidade ambiental e econômica do sistema produtivo.

Quais são as principais características da agricultura de precisão?

A agricultura de precisão é caracterizada principalmente pelo uso de máquinas e tecnologias. Em resumo, ela permite que o produtor rural controle a lavoura por meio de informações referentes a área plantada. Assim, ele consegue tratar cada área como única, reconhecendo as diferenças de cada região.

Quais as vantagens e desvantagens da agricultura de precisão?

Vantagens e Desvantagens da Agricultura de Precisão

  • Minimização dos riscos da produção agrícola;
  • Redução dos custos de operação no campo;
  • Facilitação da tomada de decisão;
  • Melhoramento da gestão do negócio;
  • Aumento da longevidade do solo (pelo uso mais racional de insumos);
  • Melhoramento do controle de pragas;

Qual o benefício da agricultura de precisão?

  • Um dos principais benefícios do uso da agricultura de precisão está no aumento da eficiência na utilização dos insumos. Ela faz com que sejam utilizadas as quantidades necessárias de insumos para sua lavoura, no momento certo e no lugar certo.

Qual a região que mais se destaca pelo uso da agricultura de precisão?

  • Por aqui, as regiões que se destacam pelo uso de tecnologias da agricultura de precisão são o Sul e Centro-Oeste do país (Goiás, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul), especialmente nas culturas de soja, café, milho e cana. Todavia, ainda há muito espaço para crescer.

Qual foi a primeira onda da agricultura de precisão?

  • A primeira grande onda da agricultura de precisão ocorreu nos anos 1990 junto à consolidação das tecnologias de monitoramento por satélite — GPS e GNSS. Em uma frente, passou a ser possível mapear a área da fazenda com uma precisão inédita por meio dessas ferramentas de geolocalização.

Por que o uso de tecnologia faz parte da agricultura?

  • O uso de tecnologia já faz parte de diversos segmentos em nossa sociedade, e a agricultura não estaria indiferente a isso. Para buscar maior rendimento e produtividade no campo, o agricultor brasileiro precisa estar cada vez mais conectado com o que acontece dentro e fora de sua propriedade.

Postagens relacionadas: