Quando não usar o IMC?
Quando não usar o IMC?
O IMC apresenta uma série de limitações. Tem mais depois da publicidade ;) O índice não avalia se o peso está relacionado com o tecido muscular ou tecido adiposo. Isso significa que uma pessoa com grande quantidade de massa muscular pode ser considerada obesa quando analisamos apenas a proporção entre peso e altura.
Porque o IMC não é totalmente seguro?
Ainda que o IMC tenha sido considerado o indicador mais confiável de gordura corporal, ele também não leva em consideração a massa muscular, o que pode indicar incorretamente uma obesidade que não existe, disse a pesquisadora Margaret Ashwell da Unviersidade Oxford Brookes, no Reino Unido, em um estudo à parte.
Qual é o resultado do IMC?
- Tatiana Zanin. Nutricionista. Julho 2020. IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal,que é um cálculo que serve para avaliar se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. Assim, de acordo com o valor do resultado de IMC, a pessoa pode saber se está dentro do peso ideal, acima ou abaixo do peso desejado.
Qual a classificação do IMC?
- Tabela do IMC Classificação IMC (kg/m 2) Muito abaixo do peso Menor que 18,5 Normal 18,5 - 24,9 Acima do peso 25 - 29,9 Obesidade grau I 30 - 34,9 ...
Como calcular o IMC?
- Para determinar o IMC, basta dividir o peso do indivíduo (massa) pela sua altura ao quadrado. A massa deve ser definida em quilogramas (kg) e a altura em metros. Portanto, a fórmula de cálculo do IMC = massa / (altura x altura). Por exemplo, uma pessoa que pesa 58 kilos e mede 1,65 metros terá como resultado um IMC de 21,3.
Qual o padrão de IMC para idosos?
- No caso dos idosos (acima de 60 anos) também, temos nesses casos tabelas de referência adequados. Internacionalmente ainda não existe um consenso sobre o padrão de IMC para pessoas com mais de 60 anos. No entanto, o Ministério da Saúde no Brasil, adota e recomenda o padrão de Lipschitz. Ou seja, valores abaixo de 21,9 considera-se peso baixo.