adplus-dvertising

Qual é o perigo que você pode encontrar no laboratório?

Índice

Qual é o perigo que você pode encontrar no laboratório?

Qual é o perigo que você pode encontrar no laboratório?

Os laboratórios de análises clínicas são ambientes que trazem vários fatores de risco. Alguns exemplos desses perigos são contaminação pelo uso ou manuseio de material biológico e solventes orgânicos, ponteiras e tubos, material pontiagudo ou cortante, além dos mais variados riscos biológicos.

Qual o motivo de não se trabalhar sozinho em laboratório?

Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos, seja por material biológico, reagente químico, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais, podendo acontecer quando menos se espera.

O que é proibido fazer no laboratório de química?

➢ Não é permitido beber, comer, fumar ou aplicar cosméticos dentro do laboratório; ➢ É proibido mexer e/ou tocar em qualquer equipamento ou vidraria sem a permissão do docente. ➢ Não mexer nos experimentos ou práticas que estiverem avisadas e datadas com o nome do responsável.

Quais os mais frequentes acidentes que ocorrem no laboratório?

Dentre os acidentes mais comuns, é possível listar: intoxicações, queimaduras, choques e incêndios. As principais causas são instruções não adequadas e uso incorreto dos equipamentos para laboratório ou reagentes para laboratório de características desconhecidas.

Quais são os três fatores de risco em laboratórios?

Riscos em Laboratórios encontrados

  • Risco de Acidentes. Situações de perigo onde o trabalhador e possa ter sua integridade, bem estar físico e moral afetados. ...
  • Riscos Ergonômicos. ...
  • Riscos Físicos. ...
  • Riscos Biológicos.

Como é um laboratório seguro?

Não coloque alimentos nas bancadas, armários e geladeiras dos laboratórios. Não utilize vidraria de laboratório como utensílios domésticos. Não se alimente nas salas de laboratório, procure as salas especiais. Não use lentes de contato, elas podem ser danificadas por produtos químicos causando graves lesões.

Quais regras são inerentes a quem trabalha num laboratório?

Contudo, independente da área de atuação do laboratório, três princípios devem ser sempre respeitados por todos que ali trabalham.

  • Informe-se sobre os riscos do seu trabalho. ...
  • Conheça as regras e normas de funcionamento. ...
  • Conheça a sinalização.

Quais os cuidados que se deve ter com materiais Higroscópicos para a realização de análises?

Substâncias higroscópicas devem ser acondicionadas em dessecador. Manter ao abrigo da luz substâncias fotossensíveis. Em incêndio produzido por papel, madeira ou material que deixa brasa ou cinzas, usar água. Dirigir o jato de água para a base do fogo.

O que são as condutas em laboratórios?

Todo aquele que trabalha em laboratório deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes ou pressa que possam acarretar acidentes e possíveis danos para si e para os demais. Deve prestar atenção a sua volta e se prevenir contra perigos que possam surgir do trabalho de outros, assim como do seu próprio.

Como devem ser planejadas as aulas de laboratório?

  • Todas as aulas práticas de laboratório devem ser planejadas com antecedência e constar no planejamento da disciplina, que deverá ser entregue para o técnico responsável.

Será que as aulas de laboratório não estão previstas no plano da disciplina?

  • As aulas práticas de laboratório não prevista no plano da disciplina deverão ser comunicadas ao técnico responsável pelo laboratório com antecedência mínima de 48 horas (vide Regulamentação para uso dos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do IFSP Câmpus Matão, Instrução Normativa Nº 003/2017, de 08 de dezembro de 2017).

Como iniciar a pesquisa no laboratório?

  • Para iniciar as atividades de pesquisa no laboratório, os alunos deverão obrigatoriamente preencher no Livro de Registros do Laboratório os seguintes dados: - Nome completo, - Procedimentos que serão realizados, - Equipamentos que serão utilizados, - Horário de início e término das atividades.

Qual a quantidade de não conformidades do seu laboratório?

  • Quantidades de não conformidades Por fim, o último dos indicadores de qualidade que não pode deixar de ser acompanhado no seu laboratório é a quantidade de não conformidades. Esse indicador é ainda mais importante se você pretende passar por uma acreditação laboratorial.

Postagens relacionadas: