Qual verba não incide FGTS?
Qual verba não incide FGTS?
Dentre elas está o abono pecuniário de férias, verba que, nos termos da legislação, corresponde à conversão de 1/3 do período de férias a que o empregado tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.
Quais as verbas que incidem no FGTS?
Sobre quais verbas trabalhistas incide o FGTS?
- salário;
- abonos (com exceção do abono de férias);
- adicionais (por exemplo, hora extra, de insalubridade, de periculosidade e noturno);
- aviso prévio (tanto o indenizado como o trabalhado);
- comissões;
- 13º salário;
- gorjetas etc.
Como entender o INSS com o FGTS?
- Isso acontece porque muitas pessoas acabam confundindo o significado de INSS com o de FGTS, principalmente porque esses dois recolhimentos têm um caráter protetivo ao trabalhador. Porém, eles contam com regras e finalidades diferentes, e compreendê-las é fundamental para conhecer os seus direitos. Quer entender melhor o assunto?
Qual a base de incidência do FGTS?
- A base de incidência do FGTS é composta da remuneração do gozo das férias, do adicional de 1/3 constitucional e do salário do mês. Nota: sobre o abono pecuniário e seu respectivo adicional constitucional (1/3) não incide FGTS. IRF .
Quais verbas trabalhistas sofrem incidência de INSS e FGTS?
- Quais verbas trabalhistas sofrem incidência de INSS, FGTS e IRRF? Confira! Esta é uma dúvida recorrente dos profissionais de Recursos Humanos. É preciso estar atento e bem informado para que a folha de pagamento seja gerada corretamente, evitando possíveis autuações e litígios trabalhistas.
Por que o FGTS incide sobre a contribuição previdenciária?
- Nos termos do disposto no artigo 15, da Lei nº 8.036/90, o FGTS incide sobre a remuneração paga ou devida ao trabalhador, incluídas as parcelas constantes do artigo 4 da CLT, e excluídas as parcelas que não integram o salário-de-contribuição para fins de incidência da contribuição previdenciária, senão vejamos: