Quem é que fala espelho espelho meu existe alguém mais bonito do que eu?
Quem é que fala espelho espelho meu existe alguém mais bonito do que eu?
“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bonita do que eu?” A famosa frase atribuída à rainha má da fábula da Branca de Neve nos diz muito sobre nossa relação com o famigerado espelho. Nenhum conto de fada é inofensivo, pelo contrário, estão imbuídos de um teor doutrinário e moral.
Qual a origem do espelho?
- Outra crença frequente na antiguidade era a de que os espelhos tinham a capacidade de capturar e reter o que quer que eles refletissem, para uso posterior. Esta crença antiga pode estar na origem do espelho que aparece no conto da Branca de Neve.
Como podemos usar esse espelho a favor de nossas relações?
- Como podemos usar esse espelho a nosso favor, e a favor de nossas relações? Explico-lhe a seguir. Você já deve ter ouvido a frase: “o que te choca te define”. Isso significa que o que lhe incomoda no outro, é porque o mais provável que você seja assim.
Qual é a lei do espelho?
- Essa é uma das 4 Leis do Espelho. Conheça-as para aprender a identificar o reflexo no outro ou em si mesmo. Somos seres sociais por natureza. Isso significa que nos construímos nas relações. É a partir do outro que podemos construir nossa própria identidade. Através da linguagem, das palavras, da conversa, podemos nomear a realidade.
Como usar espelhos para fins mágicos?
- Espelhos também eram usados pelos specularii, uma ordem de sacerdotes da Roma clássica que alegava poder ver o passado, o presente e o futuro nestes objetos. Esta tradição - usar espelhos para fins mágicos - é conhecida pelo nome de "catoptromancia" ou "captromancia". A palavra veio do termo grego para designar o espelho, katoptron.