O que fazer quando um familiar está com câncer?
O que fazer quando um familiar está com câncer?
O que dizer?
- Pergunte como a pessoa está.
- Pergunte se ela quer falar sobre o assunto.
- Pergunte se pode fazer algo para ajudar.
- Seja sincero e diga que não sabe o que dizer, mas que a pessoa pode contar com você.
- Diga que sente muito pelo que ela está passando.
- Ofereça-se para ouvi-la.
Por que você está desenvolvendo câncer?
- É relativamente comum que pessoas que estão desenvolvendo câncer apresentem anemia ou perda de sangue pelas fezes, por exemplo, o que leva à diminuição dos glóbulos vermelhos e à redução de oxigênio no sangue, cansando cansaço intenso mesmo quando se faz pequenas tarefas, como subir alguns degraus ou tentar arrumar a cama, por exemplo.
Como detectar o câncer em qualquer parte do corpo?
- O câncer em qualquer parte do corpo pode provocar sintomas genéricos como perda de mais de 6 kg sem fazer dieta, estar sempre muito cansado ou ter alguma dor que não passa. No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses.
Como chegar ao diagnóstico correto do câncer?
- No entanto, para chegar ao diagnostico correto é preciso fazer uma série de exames para descartar outras hipóteses. Normalmente o câncer é diagnosticado quando a pessoa apresenta sintomas bem específicos, que podem surgir de uma hora para outra, sem explicação ou como uma consequência de uma doença que não foi corretamente tratada.
Qual o ponto de partida do câncer?
- Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase.