O que a base larga da pirâmide etária revela?
Índice
- O que a base larga da pirâmide etária revela?
- O que representa uma pirâmide de base larga e uma pirâmide de base estreita?
- O que significa base estreita?
- O que significa quando a base da pirâmide é estreita?
- Por que a pirâmide é mais largo?
- Quais são as pirâmides do Brasil?
- Qual a base da pirâmide envelhecida?
- Qual a estrutura da pirâmide etária?
O que a base larga da pirâmide etária revela?
1. Pirâmide jovem: apresenta base larga, indicando que a taxa de natalidade é alta, consequentemente, a população representada é jovem. Já o topo é estreito, portanto a população envelhecida não tem elevada expectativa de vida.
O que representa uma pirâmide de base larga e uma pirâmide de base estreita?
Pirâmides com base larga e topo estreito, por exemplo, representam uma população jovem com elevadas taxas de natalidade e mortalidade, algo mais comum em países subdesenvolvidos, em que se perde um grande número de pessoas por problemas de doenças, violência e outros ao mesmo tempo em que não há um controle de ...
O que significa base estreita?
É típica de alguns países desenvolvidos e de outros em desenvolvimento, a exemplo do Brasil. ... Países com esse tipo de pirâmide enfrentam problemas com a pequena proporção de População Economicamente Ativa (PEA) e geralmente adotam medidas de incentivos à natalidade.
O que significa quando a base da pirâmide é estreita?
Significa que o país em questão têm menos jovens e crianças do que adultos e idosos. Países ricos (de "Primeiro Mundo"), em geral, têm pirâmides etárias assim. Explicação: ... Isso se deve ao fato de, nesses países, haver poucos nascimentos.
Por que a pirâmide é mais largo?
- O topo também é mais largo o que mostra boa qualidade de vida. Países em desenvolvimento têm demonstrado tendência a esse tipo de pirâmide devido à preocupação com a população economicamente ativa e com a demanda por mão de obra. Pirâmide etária brasileira em 2019. (Fonte: IBGE)
Quais são as pirâmides do Brasil?
- ALMEIDA, Lucia Marina Alves de – Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único – São Paulo: Ática, 2005. Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.
Qual a base da pirâmide envelhecida?
- Pirâmide envelhecida: apresenta uma base mais estreita, representando redução das taxas de fecundidade e de natalidade. Já seu topo é mais largo em comparação aos topos das demais pirâmides, indicando redução das taxas de mortalidade e aumento da expectativa de vida.
Qual a estrutura da pirâmide etária?
- As pirâmides etárias possuem uma estruturação comum: são compostas por barras superpostas, apresentando base, corpo e topo. As barras inferiores, ou seja, a base e parte do corpo da pirâmide, correspondem à população jovem. Já as barras superiores, ou seja, parte do corpo até o topo, correspondem à população mais velha.