adplus-dvertising

O que mudou nas regras técnicas legadas por Freud resumo?

Índice

O que mudou nas regras técnicas legadas por Freud resumo?

O que mudou nas regras técnicas legadas por Freud resumo?

Nestes deixou seu legado: as regras mínimas que devem reger a técnica de qualquer processo psicanalítico. ...

Quais são as regras fundamentais da psicanálise?

Classicamente são quatro regras: a regra fundamental (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante.

Qual é a regra de ouro da psicanálise?

Em suas recomendações aos psicanalistas que exercem a psicanálise, Freud diz que “o psicanalista deve ser opaco aos seus pacientes e, como um espelho, não lhes mostrar nada, exceto o que lhe é mostrado”. A neutralidade diz respeito à imparcialidade, ou seja, o analista deve aceitar seu paciente pelo que ele é.

O que foi denominado por Freud como a regra fundamental da psicanálise?

Uma das principais ferramentas da técnica psicanalítica é a associaçao livre, intitulada pelo próprio Freud como a regra fundamental da psicanálise. ... Esse aprimoramento na técnica psicanalítica possibilitou o acesso do material recalcado para a consciência e revelou ao paciente a natureza de seu inconsciente.

Quais os dois eixos técnicos da psicanálise?

Os dois principais eixos de trabalho, que formam o método psicanalítico são a livre associação de ideias e a interpretação dos sonhos. Adicionalmente, ao longo da terapia e por causa dela, devido à interação entre terapeuta e paciente surgem dois processos dignos de nota: a resistência e a transferência.

O que é associação livre Segundo a psicanálise?

A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.

Como Freud chegou à associação livre?

A paciente que fez Freud se deslocar de mestre a ouvinte representaria um marco para a associação livre, quando esta paciente solicitou a Freud que a deixasse falar livremente, sem pressioná-la a buscar uma lembrança específica. E assim se estabeleceu uma relação analista-paciente.

Postagens relacionadas: