adplus-dvertising

O que era o Pentateuco?

Índice

O que era o Pentateuco?

O que era o Pentateuco?

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

Qual é o tema do Pentateuco?

  • O grande tema do Pentateuco é a história das alianças de Deus com Israel. Essa nação sacerdotal recebeu a responsabilidade de levar à salvação aos demais povos. Desse modo, o Pentateuco aponta para Cristo, pois nele são cumpridas plenamente as alianças e a Lei.

Qual a autoria do Pentateuco?

  • Certa feita o próprio Jesus atribuiu a autoria do Pentateuco a Moisés (João 5:46). Até mesmo dentro dos textos do Pentateuco existem indicações do importante papel exercito por Moisés como redator (cf. Êxodo 24:3-7; Deuteronômio 31:24-26).

Por que o Pentateuco é uma mistura de história e lei?

  • O Pentateuco é uma mistura de História e Lei. Ele é uma estrutura unificada. Isso significa que ao mesmo tempo em que o Pentateuco é uma combinação de cinco livros individuais, ele também é uma narrativa uniforme e contínua. A interligação entre os cinco livros do Pentateuco é perfeita.

Como o Novo Testamento se refere ao Pentateuco?

  • O Novo Testamento também se refere em diversas ocasiões ao Pentateuco (cf. Mateus 12:5; Marcos 12:26; Lucas 16:16; João 7:19; Gálatas 3:10). O evangelista Lucas escreve que Jesus ensinou as Escrituras “começando por Moisés” (Lucas 24:27).

Postagens relacionadas: