adplus-dvertising

O que é shunt e como responde a oxigenoterapia?

Índice

O que é shunt e como responde a oxigenoterapia?

O que é shunt e como responde a oxigenoterapia?

Shunt é o termo utilizado para descrever o sangue que entra no leito arterial sistêmico sem passar pelas áreas ventiladas do pulmão, levando à redução da pressão arterial parcial de oxigênio (PaO2).

Como ocorre o efeito shunt?

O efeito shunt acontece quando essa relação está desequilibrada e a perfusão excede a ventilação, causando hipoxemia (baixo conteúdo e pressão de oxigênio no sangue).

Como funciona o mecanismo de defesa do sistema respiratório?

Os mecanismos de defesa do aparelho respiratório envolvem uma série de fatores que atuam na remoção de partículas inaladas e micro-organismos. A barreira mecânica é o primeiro mecanismo de defesa e, junto com o sistema imunológico, atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.

Quais as defesas naturais do sistema respiratório?

Os cílios, minúsculas projeções musculares parecidas com cabelo nas células que revestem as vias aéreas, representam um dos mecanismos de defesa do sistema respiratório. Os cílios impelem uma camada fluida de muco que recobre as vias aéreas.

Como se dá o shunt pulmonar?

Um shunt pulmonar geralmente ocorre quando os alvéolos se enchem de líquido, fazendo com que partes do pulmão não sejam ventiladas embora ainda sejam perfundidas.

O que é o efeito espaço morto?

Denomina-se espaço morto as regiões ocupadas por ar, onde não ocorrem trocas gasosas (hematose).

Como tratar shunt pulmonar?

Foi introduzido sildenafil na dose de 225mg/dia com melhora progressiva da oxigenação e reversão do shunt após 40 dias. Os autores acreditam que o sildenafil seja uma opção no tratamento da hipertensão pulmonar primária, embora estudos clínicos que comprovem sua segurança e eficácia ainda sejam necessários.

Quais são os mecanismos de defesa pulmonar?

O pulmão está protegido contra infecções bacterianas por uma variedade de mecanismos , que incluem a filtração de partículas nas narinas prevenção de aspiração de secreções infectadas pelo reflexo epiglótico , a expulsão de materiais aspirados pelo reflexo tussígeno , expulsão dos organismos pelo muco e células ...

Como ocorre a hematose no sistema respiratório?

  • A função primordial do sistema respiratório é a hematose: transferência eficaz de oxigênio do alvéolo para o sangue capilar e de dióxido de carbono do sangue para o alvéolo. A imagem abaixo ilustra como ocorre a troca de gases entre o sangue e os alvéolos. Observe:

Como ocorre a hematose alveolar?

  • A expiração, pelo contrário, é um processo passivo em que os músculos relaxam, o tórax diminui de volume, aumentando a pressão alveolar e a consequente saída do ar para o exterior. A hematose alveolar depende da diferença de pressão parcial do oxigénio e do dióxido de carbono entre os alvéolos e os capilares sanguíneos.

Qual a diferença entre a hematose e o oxigénio nos alvéolos?

  • A hematose alveolar depende da diferença de pressão parcial do oxigénio e do dióxido de carbono entre os alvéolos e os capilares sanguíneos. A pressão parcial de oxigénio nos alvéolos pulmonares é maior do que nos capilares sanguíneos e o gás difunde-se dos alvéolos para os vasos.

Qual o tipo de hematose que ocorre entre o sangue e as branquias?

  • Existem vários tipos de hematose consoante a superfície em que ocorrem as trocas: hematose branquial: ocorre entre o sangue e as brânquias, típico dos animais aquáticos hematose pulmonar: ocorre entre o sangue e os pulmões, típico dos vertebrados que possuem estes órgãos especializados – os pulmões

Postagens relacionadas: