adplus-dvertising

O que muda no Ensino Fundamental com a BNCC?

Índice

O que muda no Ensino Fundamental com a BNCC?

O que muda no Ensino Fundamental com a BNCC?

Dentre as principais mudanças trazidas pela BNCC para o Ensino Fundamental está a sua estruturação em cinco áreas do conhecimento, que favorecem o trabalho dos componentes curriculares de forma integrada, sem deixar de preservar as especificidades de cada componente.

Quais as mudanças ocorridas para o segmento do Ensino Fundamental?

Entre as mais significativas mudanças no Ensino Fundamental, está a organização de todo o conteúdo em unidades temáticas. Para facilitar a compreensão dos conceitos colocados pela BNCC, vamos usar como exemplo uma das unidades temáticas presentes no componente de Geografia: “O sujeito e o seu lugar no mundo”.

Quais são as áreas do conhecimento previstas pela BNCC?

  • As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. De acordo com a BNCC, “a s ...

Quais são os campos de experiências da BNCC?

  • Tendo por base os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a BNCC define cinco campos de experiências, também interdependentes e que se correlacionam, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Tal é a relevância da temática aqui abordada, que um destes campos de experiência é nomeado por ela:

Quais são as competências da BNCC?

  • As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. De acordo com a BNCC, “a s competências ...

Quais os componentes curriculares presentes na BNCC?

  • Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades.

Postagens relacionadas: