O que mudou na vida dos indígenas com a chegada dos europeus?
Índice
- O que mudou na vida dos indígenas com a chegada dos europeus?
- Como os índios viviam antigamente e como vivem hoje em dia?
- Qual foi o primeiro contato entre índios e portugueses?
- Quais os índios brasileiros?
- Como sabemos sobre os índios que viviam naquela época?
- Como os indígenas viviam no Brasil em 1500?

O que mudou na vida dos indígenas com a chegada dos europeus?
Com a chegada dos portugueses ao Brasil, os indígenas viraram escravos dos brancos, assim eles perderam seus rios, florestas e seu espaço territorial.
Como os índios viviam antigamente e como vivem hoje em dia?
Viviam basicamente da caça, pesca e agricultura. Tinham um contato total com a natureza, pois dependiam dela para quase tudo. Os rios, árvores, animais, ervas e plantas eram de extrema importância para a vida destes índios. Por isso, os índios respeitavam muito a natureza.
Qual foi o primeiro contato entre índios e portugueses?
- O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500 foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram muito diferentes e pertenciam a mundos completamente distintos.
Quais os índios brasileiros?
- Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques ou aruak (Amazônia) e caraíbas ou karib (Amazônia).
Como sabemos sobre os índios que viviam naquela época?
- Sabemos muito sobre os índios que viviam naquela época, graças a Carta de Pero Vaz de Caminha (escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral) e também aos documentos deixados pelos padres jesuítas.
Como os indígenas viviam no Brasil em 1500?
- Os indígenas que habitavam o Brasil em 1500 viviam da caça, da pesca e da agricultura de milho, amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca. Esta agricultura era praticada de forma bem rudimentar, pois utilizavam a técnica da coivara (derrubada de mata e queimada para limpar o solo para o plantio).