O que muda na educação especial com a perspectiva da inclusão?
Índice
- O que muda na educação especial com a perspectiva da inclusão?
- O que estabelece a Política Nacional da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
- O que muda com a nova PNEE?
- O que diz a Política Nacional de Educação Especial?
- Qual a diferença entre educação especial e inclusiva?
- Como os alunos precisam de uma educação inclusiva?
- Qual a atual política nacional de educação especial na educação inclusiva?
- Quais são os objetivos da educação inclusiva?

O que muda na educação especial com a perspectiva da inclusão?
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
O que estabelece a Política Nacional da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...
O que muda com a nova PNEE?
A PNEE 2020 foi ampliada pelo Governo Federal trazendo uma perspectiva equitativa ao longo da vida. Ela garante às famílias e ao público da educação especial o direito de escolher em que instituição de ensino estudar, em escolas comuns inclusivas, escolas especiais ou escolas bilíngues de surdos.
O que diz a Política Nacional de Educação Especial?
A PNEE incentiva que haja classes e escolas especiais para crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades ou superdotação.
Qual a diferença entre educação especial e inclusiva?
- A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.
Como os alunos precisam de uma educação inclusiva?
- Pois bem, perceba como não apenas alunos com algum tipo de deficiência necessitam de uma educação inclusiva. Os estudantes com transtorno globais de desenvolvimento ou de espectro autista e ainda alunos com altas habilidades ou superdotação também necessitam de um olhar especial.
Qual a atual política nacional de educação especial na educação inclusiva?
- Atualmente, o Ministério da Educação (MEC) está revisando a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), que é de 2008.
Quais são os objetivos da educação inclusiva?
- Os objetivos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva asseguram a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para: Garantir o acesso de todos os alunos ao ensino regular (com participação, ...