Quem foi Immanuel Kant e quais as contribuições de seu pensamento?

Quem foi Immanuel Kant e quais as contribuições de seu pensamento?
Kant foi um filósofo prussiano considerado como o principal filósofo da era moderna. Desenvolveu uma síntese sobre o racionalismo continental. A história abarca diversos filósofos que mudaram a forma de pensar, agir e ser. Um desses grandes estudiosos foi Immanuel Kant, adepto do iluminismo e do criticismo.
Quais os conceitos de Kant?
Kant diz serem a liberdade e a autonomia da vontade os princípios necessários à moralidade. Defende, também, que precisamente a moralidade deva ser entendida como prova da existência destes princípios, que se caracterizam por seu caráter apriorístico.
Qual foi a origem da frase de Kant?
- FASE das CRITICAS – a qual, segundo Kant, iniciou-se por influência de suas leituras dos filósofos adeptos do Empirismo*, sobretudo pela leitura de HUME (1711/1776, Escócia). Tornou-se célebre, aliás, a sua afirmativa de que “HUME despertou-me do sono dogmático”.
Qual a obra mais importante de Kant?
- Terei como base a obra Compêndio de história da filosofia, de Thonnard. Classificação do saber. Kant percebeu a diferença dos progressos das diversas ciências de seu tempo.
Qual o estilo literário de Kant?
- As obras de Kant possuem uma rara erudição, um estilo literário único e um rigor metodológico e filosófico inigualável. Professor da Universidade de Königsberg por quase cinco décadas, o docente e pesquisador dedicou-se a escrever sobre Lógica, Metafísica, Teoria do Conhecimento e Ética e Filosofia moral.
Quais são os principais livros de Kant?
- Alguns dos principais livros de Kant são: Crítica da razão pura, Crítica da razão prática, Crítica da faculdade de julgar e Fundamentação da Metafísica dos costumes. Extremamente rigoroso e metódico, o filósofo nunca se casou e não teve filhos, dedicando-se, quase integralmente, à pesquisa e à docência em Filosofia.