adplus-dvertising

O que muda no som emitido por um tubo mais comprido se comparado a um tubo mais curto?

Índice

O que muda no som emitido por um tubo mais comprido se comparado a um tubo mais curto?

O que muda no som emitido por um tubo mais comprido se comparado a um tubo mais curto?

Resposta esperada: A coluna de ar que vibra num tubo de maior comprimento abriga um maior comprimento de onda, ou seja, uma menor frequência, por isso um som mais grave quando comparado ao mais curto.

Como os tubos podem emitir sons?

Assim, podemos dizer que um tubo sonoro é basicamente uma coluna de ar onde são produzidas ondas estacionárias longitudinais. Essas ondas são produzidas pela superposição de ondas de pressão que são geradas em uma extremidade com as ondas refletidas na outra extremidade.

Como podem ser os tubos sonoros simples?

Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada. ...

O que é um tubo sonoro fechado?

No tubo sonoro fechado, sempre existe formação de ventre em uma extremidade e nó em outra. No tubo sonoro mais simples, existe apenas um nó na extremidade do tubo (a fechada). Esta configuração é conhecida como o primeiro harmônico ou frequência fundamental (dos tubos sonoros fechados).

Por que é possível determinar a velocidade do som no ar através do tubo de kundt?

A medição da velocidade do som utilizando-se o Tubo de Kundt faz-se possível em virtude do estudo matemático das ondas estacionárias. Consideraremos o Tubo de Kundt como um tubo sonoro fechado para a representação das ondas estacionárias.

O que foi o efeito Doppler?

O efeito Doppler é o fenômeno que ocorre com as ondas emitidas ou refletidas por um objeto em movimento com relação ao observador. Esse efeito é decorrente da alteração da frequência ondulatória provocada pelo movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte de onda e o observador.

Postagens relacionadas: