O que mudou na nova PNAB?

O que mudou na nova PNAB?
Em 2020, a novidade mais recente da PNAB foi a criação das Unidades de Saúde da Família (USF). A diferença para a Unidade Básica de Saúde é a exigência de pelo menos uma equipe de Saúde da Família, formada por um auxiliar ou técnico de enfermagem, um enfermeiro, um médico e um agente comunitário da saúde.
Como funciona a PNAB?
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é resultado da experiência acumulada por conjunto de atores envolvidos historicamen- te com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas de governo.
Qual a importância da PNAB para o SUS?
A importância da PNAB A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) é a soma de atores – como movimentos sociais, profissionais da saúde, usuários e gestores das três esferas de governo – que contribuem para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por que a nova PNAB é boa?
- “A nova PNAB permite que o gestor trabalhe a sua equipe de acordo com as suas especificidades e necessidades, mas em momento algum exclui como prioridade a ESF”, reforçou. Segundo ele, nenhuma política é boa o suficiente a ponto de não precisar ser modificada ao longo do tempo.
Quais as mudanças na PNAB 2017?
- Mudanças na Política de Atenção Básica - PNAB 2017. Em 2017, a Política de Atenção Básica - PNAB passou por modificações, a portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 foi revogada, passando a ser definida através da portaria 2.4366, de 21 de setembro de 2017. Leia a nova PNAB na íntegra.
Como foi a reformulação da PNAB?
- Não foi diferente com a reformulação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), pactuada no último dia 31 de agosto, na reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. Nos últimos meses, muitas manifestações contrárias e a favor do novo texto da PNAB permearam o debate.
Qual o número de ACS na nova PNAB?
- Obs: Na antiga PNAB o número de ACS deveria ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 6 a 12 ACS por ESF. Com a nova PNAB passa-se a reconhecer o NASF como Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica ( NASF-AB). Obs: Na antiga PNAB a nomenclatura era definida apenas por NASF.