Qual é a importância da PNAB?

Qual é a importância da PNAB?
SUS na prática: Nova PNAB prioriza Saúde da Família e reconhece estratégias de organização da AB nos territórios. ... Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde passarão a oferecer um conjunto de serviços essenciais para a saúde da população.
O que mudou a partir do fortalecimento da atenção primária e ESF?
Dentre outras mudanças na atenção básica em saúde, depois da ESF, mencionadas pelas enfermeiras entrevistadas, podem ser citadas: diminuição das internações hospitalares; fortalecimento das ações preventivas e da promoção da saúde; melhoria dos indicadores de saúde (pré-natal, crescimento e desenvolvimento, imunização, ...
Quais as mudanças na PNAB 2017?
- Mudanças na Política de Atenção Básica - PNAB 2017. Em 2017, a Política de Atenção Básica - PNAB passou por modificações, a portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011 foi revogada, passando a ser definida através da portaria 2.4366, de 21 de setembro de 2017. Leia a nova PNAB na íntegra.
Quais foram os objetivos da revisão da PNAB?
- Seus objetivos foram discutir os contextos da revisão da PNAB em sua edição de 2017, comparar com a versão de 2011 e identificar elementos de continuidade, descontinuidade e possíveis agregações.
Quais são os propósitos da PNAB?
- Considera que há dispositivos da PNAB que induzem, impedem ou condicionam mudanças, e conclui que os propósitos centrais dessa agenda são a diminuição dos ACS e mudança de seu perfil, bem como a priorização da chamada AB tradicional em detrimento da ESF.
Qual o número de ACS na nova PNAB?
- Obs: Na antiga PNAB o número de ACS deveria ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 6 a 12 ACS por ESF. Com a nova PNAB passa-se a reconhecer o NASF como Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica ( NASF-AB). Obs: Na antiga PNAB a nomenclatura era definida apenas por NASF.