Em que período histórico a adolescência passa a ser estabelecida como um período distinto do desenvolvimento humano?
Índice
- Em que período histórico a adolescência passa a ser estabelecida como um período distinto do desenvolvimento humano?
- Quando o termo adolescência passou a ser utilizado para caracterizar essa fase do desenvolvimento humano?
- Quais os impactos pessoais e profissionais gerados pela maternidade e paternidade?
- Por que a adolescência é uma fase intermediária do desenvolvimento humano?
- Como ser um bom pai na adolescência?
- O que é maternidade e paternidade responsável?
- Qual o nome do pai na vida dos filhos?
- Qual é a adolescência?
- Será que ser pai é um grande passo na vida?

Em que período histórico a adolescência passa a ser estabelecida como um período distinto do desenvolvimento humano?
Segundo o autor, foi somente a partir do século XIX que a adolescência passou a ser considerada uma fase distinta da infância e da vida adulta. Neste mesmo século, as crianças se incorporavam ao mundo do trabalho em algum momento entre os sete anos e o começo da puberdade.
Quando o termo adolescência passou a ser utilizado para caracterizar essa fase do desenvolvimento humano?
Somente nos séculos XIX e XX, acontecimentos sociais, demográficos e culturais parecem ter propiciado o estabelecimento da adolescência como período distinto do desenvolvimento humano (Kimmel & Weiner, 1998).
Quais os impactos pessoais e profissionais gerados pela maternidade e paternidade?
A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar. Este trabalho foi pautado na busca da compreensão de quais são as repercussões que a paternidade e a maternidade acarretam na construção da identidade dos adolescentes e a evasão escolar desses jovens.
Por que a adolescência é uma fase intermediária do desenvolvimento humano?
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.
Como ser um bom pai na adolescência?
Enquanto uma criança pequena é mais egocêntrica e menos compreensiva no que se refere às expectativas dos outros, um adolescente já é capaz de cumprir seus compromissos, negociar e desenvolver sua própria independência e identidade. Saber ser um bom pai é algo intuitivo. Confie e siga seus instintos.
O que é maternidade e paternidade responsável?
A paternidade ou maternidade afetiva é aquela desenvolvida com base exclusivamente no afeto. Na maior parte das vezes, a paternidade/maternidade é desenvolvida a partir de uma relação consanguínea. ... A adoção é outra opção de vínculo familiar, mas que não ocorre a partir de uma relação consanguínea.
Qual o nome do pai na vida dos filhos?
- No Brasil, não há pesquisas que mostrem o sumiço do pai na vida dos filhos, mas segundo a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-SP), de cada 20 crianças registradas em São Paulo, uma não tem o nome do pai na Certidão de Nascimento.
Qual é a adolescência?
- A adolescência, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o período que compreende entre os 10 e 19 anos de idade, contudo a adolescência não deve ser determinada somente por este período, visto que se deve levar em consideração questões psicológicas e culturais.
Será que ser pai é um grande passo na vida?
- Ser pai é um grande passo na vida de qualquer homem, as mudanças que esse bebê trás são enormes e as consequências de se ter um filho são irreversíveis, poderia então um jovem adolescente encarar tanta responsabilidade?