Quem usa algum tipo de droga pode doar sangue?
Quem usa algum tipo de droga pode doar sangue?
História atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas (ilegais) é contraindicação definitiva para a doação de sangue, pois é relacionado à aquisição de doenças infecciosas e transmissíveis pelo sangue.
Quem tem epilepsia pode doar sangue?
A lei brasileira que rege a hemoterapia, a portaria 13, do Ministério da Saúde, mudou esse critério e, agora, quem teve convulsões ou epilepsia no passado pode doar desde que seja, pelo menos, três (3) anos após a suspensão do tratamento e sem relato de crise convulsiva no período.
Quais doenças impedem a doação de sangue?
- Algumas doenças como Hepatite B e C, Aids e Sífilis impedem permanentemente a doação de sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, havendo a possível infecção da pessoa que o recebe.
Por que não doar sangue?
- Pessoas com sinais de infecção, febre, gripe, resfriado, diarreia ou conjuntivite não podem doar sangue, durante pelo menos uma semana após terminar os sintomas. Após sete dias sem sintomas, poderá ser um doador. 2. Anemia
Como impedir temporariamente a doação de sangue?
- Outro fator que pode impedir temporariamente a doação de sangue são as viagens para fora do país, cujo o tempo que não se pode fazer a doação depende das doenças mais comuns naquela região. Por isso, se fez alguma viagem nos últimos 3 anos, converse com o seu médico ou enfermeiro para saber se pode ou não doar sangue.
Quando é contraindicada a doação de sangue?
- É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE. Se a dose for elevada (três ou mais comprimidos por dia), contraindicam a doação. Em doses habituais, a condição clínica do candidato será avaliada. Sugerimos apresentar relatório do médico assistente.