O que marcou o surgimento do modernismo?
O que marcou o surgimento do modernismo?
O conhecimento das correntes de vanguarda e o desejo de concretizar uma arte moderna brasileira, valorizando o nacional e eliminando as imitações europeias, possibilitaram o início do Modernismo no Brasil.
Que obra marca o início do modernismo?
O desejo de mostrar um Brasil de verdade, com suas favelas, seu povo sofrido, marginalizado, sem os idealismos românticos, começou em 1902 com a obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, que descreveu a Guerra de Canudos.
Por que os modernistas criaram vários manifestos?
Os manifestos eram uma maneira de refletir sobre a estética que estava nascendo. Os próprios artistas não sabiam explicar bem que movimento era esse. Sabiam dizer o que não queriam e foram pouco a pouco organizando as ideias e os manifestos foram essenciais para isso.
Qual a caraterística do modernismo?
- O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. Liberdade de expressão, subjetividade da obra, ruptura com os padrões estéticos do passado são algumas de suas caraterísticas.
Qual o período que antecedeu o modernismo?
- Na Europa, o período que antecedeu o modernismo foi marcado pelos movimentos de vanguarda, criados numa época em que se via o aparecimento de muitas inovações tecnológicas.
Qual o contexto histórico do pré-modernismo?
- Contexto histórico do pré-modernismo. O final do século XIX e início do século XX, na Europa, foi marcado pela competição entre as grandes potências em relação à expansão imperialista, ou seja, a exploração econômica de países
Por que falar em modernismo?
- Falar em Modernismo implica falar sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil. O festival simboliza o início do movimento modernista no país. No entanto, as ideias modernistas já se faziam presentes muito antes da data do evento. O Festival tinha o claro objetivo de provocar um choque na sociedade.