Qual a realidade econômica brasileira após o fim do regime militar?
Qual a realidade econômica brasileira após o fim do regime militar?
A inflação também foi um dos problemas deixados pela política econômica da ditadura. Os governos seguintes ao regime militar tentaram por diversas formas controlar o aumento generalizado dos preços, que chegou a 2.700% em 1993. A consequência foi a insolvência do governo brasileiro.
Por que a ditadura militar ficou marcada?
- → Repressão. A Ditadura Militar ficou marcada por ser um período de exceção, no qual todo tipo de arbitrariedade foi cometido pelo governo em nome da “segurança nacional”. A ditadura ficou marcada pelas prisões arbitrárias, cassações, expurgos, tortura, execuções, desaparecimento de cadáveres e até mesmo por atentados com bombas.
Como a ditadura militar foi uma máquina de desigualdade?
- A Ditadura Militar foi uma máquina de desigualdade “É preciso crescer o bolo para depois distribuí-lo”. A frase de Delfim Netto, ministro da Fazenda entre 19, define a economia brasileira durante a ditadura militar. Para Delfim, bastava o país crescer, e depois implementar programas de redistribuição de renda.
Por que a ditadura foi uma longa ditadura?
- Devido ao prolongamento daquilo que deveria ter sido uma rápida intervenção do Exército e tornou-se uma longa ditadura, diversos movimentos de resistência surgiram em busca do retorno à democracia no país.
Qual a resistência à ditadura militar?
- Resistência à ditadura militar A resistência à ditadura foi organizada no Congresso Nacional pela oposição, que buscava resistir às ações arbitrárias do Poder Executivo. A imprensa apoiou o golpe de 1964, mas, ano após ano, desencantou-se com a forma como os militares governavam o país.