O que cai no Enem de estatística?

O que cai no Enem de estatística?
Entre os conhecimentos da estatística está o estudo das variáveis e dos conjuntos de dados, além das medidas de tendências centrais, que são as médias, a moda e a mediana. Lembrando que existem vários tipos de média, como a média aritmética simples, a média aritmética ponderada, a média harmônica e média geométrica.
O que é noções de estatística?
Estatística é uma ciência exata que estuda a coleta, a organização, a análise e registro de dados por amostras. Utilizada desde a Antiguidade, quando se registravam os nascimentos e as mortes... Estatística é a área da Matemática que estuda a coleta, registro, organização e análise dos dados de uma pesquisa.
Qual a estatística básica do Enem?
- A estatística básica é o estudo de dados em tabelas, gráficos e listas por meio de medidas de centralidade. Esse assunto é muito comum nas provas do Enem. Por Luiz Paulo Moreira Silva Gráficos e tabelas são objetos básicos para o estudo de Estatística
Como é feita a análise dos dados no ENEM?
- Já a análise dos dados nos níveis mais básicos da Estatística é feita por meio de medidas de centralidade ( moda, média e mediana ), observações de gráficos e tabelas, porcentagens e também proporcionalidade. Esse conteúdo é amplamente explorado nas questões do Enem, que também tem o objetivo de avaliar a leitura, análise e interpretação de dados.
Qual o elemento mais importante para a estatística básica?
- Todas as informações de gráficos e tabelas possuem algum elemento que pode servir para representar todos os outros. Esse elemento é conhecido como medida de centralidade. As medidas mais importantes para a estatística básica são: Moda: Entre todos os dados de uma lista, tabela ou gráfico, existe um que é mais frequente. Esse dado é chamado de moda.
Como os dados são organizados no ENEM?
- Os dados também podem vir organizados na forma de gráficos, e essas representações são mais frequentes no Enem. Observe o exemplo a seguir: (ENEM) O gráfico, obtido a partir de dados do Ministério do Meio Ambiente, mostra o crescimento do número de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção.