O que cai no Enem sobre Era Vargas?

O que cai no Enem sobre Era Vargas?
Em se tratando da Era Vargas, o Enem pode explorar esses temas em pontos como: a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT); a formação da Aliança Nacional Libertadora (1934), de orientação comunista, e a Ação Integralista Brasileira (1932), de orientação fascista; a Revolução Constitucionalista de 1932; a Constituição ...
Porque é importante estudar a Era Vargas?
A Era Vargas (que inclui o período de 19, e também o período de 19) é importante para a história brasileira pois ajuda a compreender o nosso modelo de desenvolvimento econômico e as estruturas políticas do nosso país.
Como usar Era Vargas na redação?
Era Vargas A Era Vargas pode se relacionar com assuntos sobre direitos dos trabalhadores - que foram garantidos - e o desenvolvimento industrial, com a criação da Petrobrás, por exemplo. Ainda é possível relacionar a censura, ditadura e violação da liberdade de expressão.
Quem foi o presidente de Vargas?
- Destacaram-se a campanha do “Petróleo é nosso” e a criação da Petrobras. Porém, a forte oposição política, principalmente da União Democrática Nacional (UDN) e de Carlos Lacerda, criou uma situação insustentável para Vargas. Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se. Conhecido por uns como o pai dos pobres, ...
Qual era a origem de Vargas?
- Vargas era um advogado nascido e criado no Rio Grande do Sul, mais especificamente na cidade de São Borja. Obteve ascensão política em sua região e participou ativamente da oposição contra a Política do Café com Leite, parte da República Velha. A sua participação aconteceu em um episódio chamado de Revolução de 1930.
Como começou a carreira política de Vargas?
- Durante o Estado Novo, Vargas governou por decretos-leis e, na área trabalhista, criou o salário mínimo e a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). Nascia aqui um projeto político que ficou conhecido como trabalhismo e que marcou os anos finais da carreira política de Vargas.
Como foi o golpe de Estado de Vargas?
- No dia do golpe de Estado Vargas fez um pronunciamento determinou o fechamento do Congresso Nacional do Brasil e outorgou uma nova constituição, a Constituição de 1937, que lhe conferia o controle total do poder executivo e lhe permitia nomear, para os estados, interventores a quem deu ampla autonomia para a tomada de decisões.