adplus-dvertising

O que uma testemunha faz em uma audiência trabalhista?

Índice

O que uma testemunha faz em uma audiência trabalhista?

O que uma testemunha faz em uma audiência trabalhista?

A prova testemunhal é um dos meios de prova mais utilizado em processos trabalhistas e, em muitos casos, o mais importante. Ela consiste na investigação a respeito de fatos relevantes à ação a partir do depoimento de pessoas (apenas físicas, nunca jurídicas) que não são autor nem réu.

Qual a importância da audiência Trabalhista?

  • Assim, a audiência trabalhista ganha sua importância. É lá que o advogado, através da prova testemunhal, pode comprovar que um documento não é verdadeiro, que os registros da empresa não eram representantes dos horários trabalhados, e também onde as testemunhas podem comprovar o que não fica registrado, como assédios, danos e perseguições.

Como é a audiência de julgamento na Justiça do trabalho?

  • Esse tipo de audiência é a regra na Justiça do Trabalho, conforme artigo 849, da CLT: Art. 849 – A audiência de julgamento será contínua; mas, se não for possível, por motivo de força maior, concluí-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcará a sua continuação para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificação.

Como é realizada a audiência?

  • Na audiência, são realizadas tentativas de conciliação e as partes e testemunhas são ouvidas para a decisão ser proferida. Carlos Henrique Bezerra Leita diz que: Em linguagem simples, podemos dizer que a audiência é o lugar e o momento em que os juízes ouvem as partes.

Qual a finalidade da audiência de instrução?

  • Nela, costuma ser realizada a anotação de possível baixa da carteira, para que o funcionário possa dar entrada ao pedido de seguro de desemprego, por exemplo. Já a audiência de instrução tem o fito de colher provas e instruir o processo. Nela, serão ouvidas as testemunhas, depois os demais meios comprobatórios importantes para a decisão.

Postagens relacionadas: