O que levou à crise da Igreja Católica?
Índice
- O que levou à crise da Igreja Católica?
- Como se caracteriza a crise da Igreja Católica na época da Reforma Protestante?
- Quando é quem passou a questionar a prática usada pela Igreja Católica de cobrar tributos?
- Qual a principal denúncia sobre a Igreja no Renascimento?
- Quais os motivos da crise da Igreja Católica no final da Idade Média?
- Qual a diferença entre Igreja e Império?
- Qual a autoridade máxima da Igreja?
- Como levou a Igreja a alinhar-se com o bloco ocidental?

O que levou à crise da Igreja Católica?
Motivos para o descontentamento – Venda de cargos religiosos; – Falta de preparação e vocação dos membros do clero; – Luxo, ostentação, vida mundana e imoral dos clérigos; – Venda da Bula das Indulgências.
Como se caracteriza a crise da Igreja Católica na época da Reforma Protestante?
O maior escândalo foi a venda indiscriminada de indulgências, isto é, a remissão dos pecados em troca de pagamento em dinheiro a religiosos.
Quando é quem passou a questionar a prática usada pela Igreja Católica de cobrar tributos?
O principal agente da Reforma foi o monge alemão Martinho Lutero (1483-1546), que, em 1517, publicou 95 teses que fundamentalmente criticavam a venda de indulgências (quando a Igreja “concedia” o perdão divino a qualquer pessoa que pagasse).
Qual a principal denúncia sobre a Igreja no Renascimento?
Desde o século XIV a Igreja católica vinha perdendo autoridade e prestígio. Práticas não condizentes com sua doutrina como a venda de indulgências, de cargos eclesiásticos e a inadequação do alto clero que se comportava de maneira mundana e luxuosa abalaram a crença de muitos fiéis na instituição da Igreja Católica.
Quais os motivos da crise da Igreja Católica no final da Idade Média?
- Os motivos da crise da Igreja Católica no final da idade média foram muito diversos, principalmente por su a posição hegemônica contra qualquer opinião contrária aos seus dogmas: era considerada intermediária entre Deus e a Humanidad e e gozava de privilégios e riquezas.
Qual a diferença entre Igreja e Império?
- Essa estrutura era típica do império que se subdividira em dois, em 286, e ainda quando se decretou que a capital imperial seria Roma, as duas sedes continuaram existindo. De fato, as diferenças entre as igrejas causaram essa divisão própria Império que era Ocidental e Oriental.
Qual a autoridade máxima da Igreja?
- O Papa era a autoridade máxima da igreja, no continente europeu, e havia duas outras autoridades, chamadas de Patriarcas, uma sede ficava em Alexandria (Egito) e outra em Constantinopla (Turquia).
Como levou a Igreja a alinhar-se com o bloco ocidental?
- Este levou a Igreja a alinhar-se de forma aberta, no período final da guerra fria, com o bloco ocidental, dividindo o comando com Reagan e Thatcher.