Como funciona o Código Penal?
Índice
- Como funciona o Código Penal?
- Como funciona o Código Penal Brasileiro?
- Quais códigos penais existem?
- Quantos artigos tem a parte geral do Código Penal?
- Como foi registrado o Código Penal Brasileiro?
- Quais os Códigos Penais do Brasil?
- Quais os artIGOS penais mais conhecidos?
- Quantos artigos tem o Código Civil brasileiro?
- Qual a natureza do direito penal?
- Quais são os princípios do direito penal?
- Por que o direito penal deve ser encarado como “via de última necessidade”?
- Qual é a função protetiva do direito penal na América Latina?

Como funciona o Código Penal?
O Direito Penal é o segmento do Direito Público que regula o poder punitivo do Estado. Ele detém a competência de selecionar as condutas humanas que são consideradas indesejadas, possuidoras de certa gravidade e reprovação social, e capazes de colocar em risco a convivência em sociedade.
Como funciona o Código Penal Brasileiro?
O que é e para que serve o Código Penal Brasileiro? Em palavras simples, o Código Penal Brasileiro é uma lei formada por um conjunto de regras sistemáticas com caráter punitivo. Ele tem como fim a aplicação de sanções em concomitância à desestimulação da prática de delitos que atentam contra o tecido social.
Quais códigos penais existem?
Código Comercial | Lei nº 556, 25.6.1850 |
---|---|
Código Civil | Lei nº 10.406, 10.1.2002 |
Código de Águas | Dec nº 24.643, 10.7.1934 |
Código de Defesa do Consumidor | Lei nº 8.078, 11.09.1990 |
Código Penal | Del nº 2.848, 7.12.1940 |
Quantos artigos tem a parte geral do Código Penal?
120 artigos A parte geral, em seus 120 artigos, descreve e/ou até mesmo em certos momentos, explica conceitos de forma objetiva e sapiente, como, por exemplo, a posição de garantidor (relevância da omissão), no art. 13, § 2º, CP, ou quando menciona sobre situações de “concurso de pessoas”, previsto no art.
Como foi registrado o Código Penal Brasileiro?
O Código Penal brasileiro foi criado com a edição do Decreto-Lei 2.848, em 1940, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. Hoje, dia 7 de dezembro, ele completa sete décadas de aplicação, já tendo sido aprimorado por outras leis que passaram a incorporar o sistema vigente e adquiriram grande importância.
Quais os Códigos Penais do Brasil?
Inclui Livro V das Ordenações do Reino (Código Filipino), Código Criminal do Império do Brasil, Código Penal de 1890, Consolidação das Leis Penais (1932), Código Penal de 1940 e Código Penal de 1969.
Quais os artIGOS penais mais conhecidos?
- DIREITO CRIMINAL – LEIS.
- 1 – Lei 2.848/1940 – Código Penal.
- 2 – Lei 3.689/1941 – Código do Processo Penal.
- 3 – Lei 8.072/1990 – Lei dos Crimes Hediondos.
- 4 – Lei 9.613/1998 – Lei da Lavagem de Dinheiro.
- 5 – Lei 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais.
- Socorro! Preciso de ajuda!
Quantos artigos tem o Código Civil brasileiro?
2.046 artigos O atual Código Civil está em vigor desde 11 de janeiro de 2003. É formado por 2.046 artigos. Está dividido em Parte Geral e Parte Especial.
Qual a natureza do direito penal?
- A natureza do Direito Penal pode ser aferida no momento da apreciação da conduta humana. Tal ação pode ser apreciada sob dois aspectos: – Lesividade do resultado; e – Reprovabilidade da ação.
Quais são os princípios do direito penal?
- Princípios do direito penal Anterioridade da Norma ou Princípio da Legalidade: Esse princípio é baseado no artigo 1º do Código Penal, que diz que há a exigência de uma lei anterior que defina a prática de um ato reprovável como crime. Caso o ato não seja caracterizado crime, então o praticante não será condenado.
Por que o direito penal deve ser encarado como “via de última necessidade”?
- Isso porque Direito Penal deve ser encarado como “via de última necessidade”, a chamada ultima ratio. Em outras palavras, o Direito Penal só deve ser utilizado quando todas as outras formas de se resolver conflitos jurídicos falharem.
Qual é a função protetiva do direito penal na América Latina?
- Embora sob outros enfoques, a crise da função protetiva do direito penal vem sendo também discutida na América Latina, principalmente por Eugenio Raúl Zaffaroni na Argentina e Juarez Tavares no Brasil: o primeiro, catedrático da Universidade de Buenos Aires; o segundo, catedrático da Universidade do Estado do Rio de Janeiro .