Quais são as divisões da substância branca medular?
Índice
- Quais são as divisões da substância branca medular?
- Qual é a estrutura da medula espinhal?
- Qual é a função da substância branca?
- Quais são os componentes da substância branca e cinzenta?
- Qual a diferença em relação a funcionalidade entre substância branca e cinzenta?
- Qual a substância branca na medula espinhal?
- Quais são as raízes posteriores da medula?
- Qual a estrutura da medula espinal?
- Qual a irrigação sanguínea da medula espinal?

Quais são as divisões da substância branca medular?
A substância branca se encontra na parte exterior, recobrindo a massa cinzenta. A substância branca na medula espinhal está organizada em três colunas: dorsal, lateral e ventral.
Qual é a estrutura da medula espinhal?
A medula espinhal é constituída por uma substância branca (formada principalmente por feixes de fibras dos axônios) e uma substância cinzenta (formada principalmente por corpos celulares de neurônios), além de um canal central por onde circula o líquido cefalorraquidiano.
Qual é a função da substância branca?
Os tratos de substância branca do SNC possuem a importante função de transportar sinais neurais de regiões subcorticais para o córtex e do córtex para as regiões subcorticais.
Quais são os componentes da substância branca e cinzenta?
A substância branca não contém corpos de neurônios. A substância cinzenta é formada de corpos de neurônios, dendritos, a porção inicial não mielinizada dos axônios e células da glia. Na substância cinzenta têm lugar as sinapses do sistema nervoso central.
Qual a diferença em relação a funcionalidade entre substância branca e cinzenta?
A substância branca tem esse aspecto por agrupar os axônios dos neurônios, que são recobertos por bainha de mielina. ... Já a substância cinzenta é onde estão os corpos celulares e os dendritos neuronais, ou seja, onde ocorrem as sinapses entre os neurônios.
Qual a substância branca na medula espinhal?
- Substância branca na medula espinhal. A substância branca (substantia alba em Latim), matéria branca ou massa branca se refere a um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios e gânglios. Consiste principalmente de células gliais e axônios mielíticos.
Quais são as raízes posteriores da medula?
- As raízes posteriores entram na medula espinal através dos sulcos posterolaterais na face dorsal. Os gânglios espinais, que contém o pericário (corpos celulares) de cada neurônio (neurónio) sensitivo estão localizados dentro das raízes posteriores.
Qual a estrutura da medula espinal?
- A medula espinal é coberta por três meninges: pia-máter, aracnóide e dura-máter. Há cinco regiões no total formando a seguinte estrutura: cervical, torácica, lombar, sagrada e coccígea.
Qual a irrigação sanguínea da medula espinal?
- As veias espinhais anterior e posterior drenam para as veias radiculares, que então desembocam na rede venosa epidural. Esta rede acaba drenando para os seios venosos durais. O suprimento de sangue é sempre uma parte inevitável de qualquer unidade de estudo de anatomia. Aqui você pode descobrir tudo sobre a irrigação sanguínea da medula espinal.