O que é morte neuronal?

O que é morte neuronal?
O cérebro é privado de oxigênio quando o sistema cardiovascular do corpo para de funcionar. Ocorre uma condição conhecida como isquemia cerebral, na qual a falta de componentes químicos leva a uma 'inatividade elétrica completa' no cérebro.
Onde ocorre a morte neuronal?
A consequência é terrível: sem contar com proteínas vitais, as células nervosas acabam morrendo. Se o problema ocorre na área do cérebro responsável pela memória, por exemplo, esta será a função prejudicada – e é isso o que acontece no caso do Alzheimer.
Por que isso tem a ver com seus neurônios?
- Você sabia que isso tem a ver com os seus neurônios? Existem vários fatores que influenciam na perda de neurônios e alguns danos ao cérebro. Algumas dos fatores são atividades corriqueiras, comer algum tipo de coisa entre outras coisas. Confira na lista que separamos coisas que matam seus neurônios e você não sabia.
Como ocorre a perda de neurônios?
- Até 1984, acreditava-se que os neurônios morriam com o passar do tempo, no processo de envelhecimento. Hoje, no entanto, sabemos que a perda de neurônios só ocorre se estiver associada a processos patológicos e degenerativos, como os quadros que caracterizam a doença de Alzheimer, cortes ou secções dos tecidos nervosos ou acidentes ...
Qual é a formação de um neurônio?
- A formação de um neurônio, denominada neurogênese, é um processo lento e, na maioria das vezes, a nova célula nervosa nasce em determinada região cerebral para depois migrar em direção ao local onde outro neurônio foi destruído.