O que causa a dengue hemorrágica?
Índice
- O que causa a dengue hemorrágica?
- Qual a diferença da dengue clássica para dengue hemorrágica?
- Quando devo me preocupar com a dengue?
- Posso confundir a dengue clássica com a hemorrágica?
- Qual o sorotipo da dengue hemorrágica?
- Quais são os sintomas da dengue clássica?
- Quando ocorre a transmissão da dengue?

O que causa a dengue hemorrágica?
A dengue hemorrágica é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti que transmite o vírus da dengue. Na maioria dos casos de dengue hemorrágica, a pessoa já havia tido dengue anteriormente e quando é novamente infectada pelo vírus, desenvolve sintomas mais graves, resultando nesse tipo de dengue.
Qual a diferença da dengue clássica para dengue hemorrágica?
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica. A diferença é que quando a febre diminui, por volta do terceiro ou quarto dia surgem hemorragias por causa de sangramentos de vasos na pele e em órgãos internos.
Quando devo me preocupar com a dengue?
Os sinais clínicos de alarme da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotimia (tonturas, decaimento, desmaios); hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado); sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou ...
Posso confundir a dengue clássica com a hemorrágica?
- A dengue hemorrágica pode, muitas vezes, ser confundida com a dengue clássica, pois elas possuem sintomas muito similares, como febre alta com início súbito, dor de cabeça e atrás dos olhos, perda de paladar, tonturas e cansaço extremo, manchas e erupções na pele, moleza e dores nos ossos e articulações.
Qual o sorotipo da dengue hemorrágica?
- Qualquer um dos quatro sorotipos da dengue pode causar dengue hemorrágica. Dificilmente a dengue hemorrágica acontece quando a pessoa é infectada pela primeira vez, mas as chances aumentam na segunda, terceira ou quarta infecções.
Quais são os sintomas da dengue clássica?
- Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos sintomas de dengue clássica. A diferença é que a febre diminui ou cessa após o terceiro ou quarto dia da doença e surgem hemorragias em função do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos.
Quando ocorre a transmissão da dengue?
- A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso a doença se desenvolve mais em áreas tropicais e subtropicais.