adplus-dvertising

Por que o educador deve filosofar?

Índice

Por que o educador deve filosofar?

Por que o educador deve filosofar?

Segundo Saviani: O que leva o educador a filosofar são os problemas (entendido esse termo com o significado que lhe foi consignado) que ele encontra ao realizar a tarefa educativa. ... E, diante dos problemas que a realidade educacional apresenta ao educador, este não deve abrir mão da reflexão filosófica.

O que propicia que o professor filósofo?

Diferentemente do ensino de história da filosofia, cujo objetivo é a produção de comentários de um filósofo, o ensino filosófico busca desenvolver o pensamento autônomo do aluno, propiciando a reflexão autoral.

Qual é a importância da Filosofia da Educação para a formação do educador segundo Demerval Saviani?

Demerval Saviani, em sua obra Educação: do senso comum à consciência filosófica, diz que os problemas que o ser humano enfrenta durante a sua existência o leva a filosofar. ... Nesse aspecto, podemos dizer que a filosofia se caracteriza pela reflexão que o homem faz diante do desafio que um problema representa.

Qual o objetivo da Filosofia da Educação na formação de professores?

A disciplina de Filosofia da Educação busca aproximar o professor de diferentes reflexões sobre as diversas formas de ensinar, diante das dificuldades experiências em sua disciplina na realidade vivenciadas pelos alunos, proporcionando reflexões filosóficas diante dos conteúdos oferecidos por ele no contexto ...

Qual a importância da filosofia para a formação e atuação de docentes e profissionais da pedagogia?

A Filosofia da Educação objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma atuação profissional crítica, reflexiva, coerente, eficaz, eficiente, justa, humana e transformadora da realidade educacional por parte do professor-pedagogo, tanto no campo da docência quanto nas áreas de trabalho não docente (direção escolar, ...

O que o mito da caverna tem a ver com a educação?

A alegoria da caverna retrata a ideia de que os aspirantes à sabedoria devem descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. E a educação funciona como forma de desenvolver o homem moral, que deve dedicar todos os seus esforços para o seu desenvolvimento intelectual, físico, moral e espiritual.

Quais erros a filosofia procura evitar?

A atitude filosófica depende basicamente do rigor para garantir bases sólidas para seus questionamentos e atitudes. É preciso rigor para evitar ambiguidade, informações e críticas contraditórias aos fatos que são postos em xeque.

Qual a importância da Filosofia da Educação no processo de formação do professor de matemática?

A Filosofia da Educação objetiva contribuir para o desenvolvimento de uma atuação profissional crítica, reflexiva, coerente, eficaz, eficiente, justa, humana e transformadora da realidade educacional por parte do professor-pedagogo, tanto no campo da docência quanto nas áreas de trabalho não docente (direção escolar, ...

Qual a contribuição dos estudos de fundamentos Sócio-histórico filosóficos da educação para formação docente?

Assim, a disciplina Fundamentos Sócio-Históricos integra-se à formação com o objetivo de fornecer subsídios aos futuros educadores para a compreensão do fenômeno educativo, bem como melhorar sua prática no processo de formação dos seus alunos.

Será que a filosofia é imprescindível na formação do educador?

  • Admite-se também que a filosofia desempenha papel imprescindível na formação do educador. Tanto assim é que a Filosofia da Educação figura como disciplina obrigatória do currículo mínimo dos cursos de Pedagogia.

Qual é a filosofia da Educação?

  • Na verdade, a expressão "filosofia da educação" é conhecida de todos. Qual é, entretanto, o seu significado? Aceita-se correntemente como inquestionável a existência de uma dimensão filosófica na educação. Diz-se que toda educação deve ter uma orientação filosófica.

Que é que leva o homem a filosofar?

  • Poderíamos, pois, extrapolar o âmbito do educador e perguntar genericamente: que é que leva o homem a filosofar? Com isto estamos em busca do ponto de partida da filosofia, ou seja, procuramos determinar aquilo que provoca o surgimento dessa atitude não habitual, não espontânea à existência humana.

Qual o ponto de partida da filosofia?

  • Com isto estamos em busca do ponto de partida da filosofia, ou seja, procuramos determinar aquilo que provoca o surgimento dessa atitude não habitual, não espontânea à existência humana. Com efeito, todos e cada um de nós nos descobrimos existindo no mundo (existência que é agir, sentir, pensar).

Postagens relacionadas: